VIDA URBANA
Agentes de limpeza decidem entrar em greve na próxima segunda
Sindicato da categoria reivindica por melhores salários e decide ficar em greve até que suas reivindicações sejam atendidas. Prefeitura diz que impasse é entre empresários e categoria.
Publicado em 12/03/2010 às 11:03
Da Redação
Agentes de limpeza da Grande João Pessoa decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (10) entrar em greve, por tempo indeterminado nesta segunda-feira (15). Os empresários ofereceram 0,3% de aumento, mas eles reivindicam reajuste de 5%, vale-alimentação e cestas básicas.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Limpeza, Ulisses Alberto, a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) faz o pagamento para as empresas que, por sua vez, repassam aos agentes, já que os agentes são funcionários terceirizados.
De acordo com Ulisses, a Emlur teria acordado que haveria uma reajuste de 7% no salário todos os anos por volta do mês de maio, mas a categoria afirma que o pedido de aumento já foi negado pelas empresas que prestam serviços de limpeza urbana na Capital: Limpfort, Marquise e Líder.
Segundo o diretor operacional da Emlur, Orlando Soares, o assunto da greve não é de jurisdição do orgão, cabendo apenas às empresas e ao sindicato discutirem para entrarem num consenso. Orlando ainda declarou que em contato com as empresas, as mesmas se dizem surpresas com a notícia da greve, pois segundo elas, a negociação estava bem encaminhada. O diretor ainda revelou que espera que esse problema se resolva o mais rápido possível e que a população não seja prejudicada.
O Paraíba1 tentou entrar em contato com as empresas Limpfort, Marquise e Líder porém não obteve respostas.
Comentários