VIDA URBANA
Agricultores apostam em inverno regular no Sertão e iniciam cultivo de lavouras
Tempo favorável para plantar renova esperança de produtores no semiárido da Paraíba.
Publicado em 25/02/2018 às 7:00
A chegada da chuva na região do Sertão da Paraíba registrada desde o mês de janeiro animou os agricultores, que estão apostando na condição de um inverno regular para o cultivo do milho e feijão. Em algumas comunidades rurais de municípios, o plantio já foi iniciado e a expectativa é de boa colheita para os próximos meses para os agricultores.
No sítio Posse, município de Conceição, na região do Sertão, o agricultor Augusto Vieira, de 68 anos, está animado com o inverno. Ele conta que os barreiros em sua propriedade já começaram a receber água. "O inverno chegou na hora certa e está bom, porque eu lembro em anos anteriores que esse período ainda era de seca, os barreiros e açudes estavam todos vazios. Aqui, onde moro, os barreiros já começaram a receber água. Plantei milho e feijão e a expectativa agora é para uma colheita positiva nos próximos meses", contou.
Já no assentamento Cachoeira, localizado no município de São José de Espinharas, o agricultor José Neto, de 61 anos, revela que o cultivo do milho e feijão começou logo após o registro da primeira chuva. "Na primeira chuva do mês de janeiro preparei o solo e comecei a plantar logo. As lavouras de milho e feijão já estão crescendo e espero ter esse ano uma boa colheira. A chuva aqui já acumula mais de 200 milímetros", disse.
Em Santa Luzia, no sítio Pinga, o agricultor Severino de Medeiros, de 45 anos, revela que de janeiro até a última sexta-feira (23), a chuva em sua propriedade acumulou o total de 280mm. Ele também plantou durante o mês de janeiro e espera recuperar o prejuízo do ano anterior, quando perdeu mais de 90% do cultivo devido a falta de chuva. "Plantei milho, feijão e fava. Cortei a terra no mês de janeiro e já estou trabalhando na limpeza do roçado. A lavoura ano passado perdida em mais de 90%, faltou chuva e o sol castigou muito. Agora ta diferente, esperamos ter um lucro bom e acredito que o inverno vai ser normal", revelou.
Previsão
A previsão do tempo para o próximo trimestre na Paraíba é de chuva acima do normal, conforme o informação divulgada após a realização da II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro, realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, na última semana.
O encontro contou com meteorologistas dos centros de previsão climática do Nordeste e de centros nacionais como o Centro de Pesquisa Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
>>> Sousa registra em 22 dias 81% mais chuvas que o esperado para fevereiro
Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, as condições climáticas estão favoráveis para que ocorra chuvas no semiárido. “A temperatura do Oceano Atlântico Sul que está mais quente e o resfriamento no Atlântico Norte que favorecem a permanência da Zona de Convergência Intertropical sobre a região Nordeste”, ressaltou. A Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino.
Crise hídrica
Apesar dos índices pluviométricos positivos em alguns municípios, a Paraíba continua com 60 reservatórios dos 127 monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, com menos de 5% do volume total. O açude de Coremas, maior manancial do estado, acumula apenas 5,12% de sua capacidade hídrica.
Comentários