VIDA URBANA
Agricultores preparam terra e esperam chuva
Segundo a crença, chuva no do dia dedicado ao santo é sinal de um ano com chuvas e boas colheitas.
Publicado em 18/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:33
O dia de amanhã será de ansiedade e esperança para milhares de agricultores nordestinos, que, prejudicados pela seca que afeta a região há mais de dois anos, esperam encontrar no céu uma promessa de prosperidade para suas plantações.
Conforme a tradição religiosa, é preciso chover amanhã, Dia de São José, para que o ano seja bom em termos de chuva e a colheita satisfatória. A boa notícia para esses agricultores é que, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a probabilidade de ocorrência de chuva no Estado é de 80%.
A crença no santo, considerado o padroeiro dos agricultores, é tão forte que muitos deles já começaram a preparar a terra, na expectativa de que, com as bênçãos de São José, esse ano a colheita seja melhor que nos anos anteriores. É o caso da agricultora Antônia Domingos, que tem 55 anos e trabalha com a terra desde criança. Em uma pequena propriedade no município de Lagoa Seca, Antônia planta milho, feijão e batata.
Há cerca de um mês ela já vem preparando a terra e plantando as sementes, na esperança de que nos próximos meses a chuva faça crescer a plantação.
“De uns dias para cá está chovendo um pouquinho e eu já aproveitei para plantar, pois todo tempo é tempo. Mesmo assim, a tradição do Dia de São José é muito antiga e todo agricultor reza para que ele nos abençoe e mande chuva para que a plantação dê certo”, afirmou ela, que acredita em um bom volume de chuva entre abril e maio.
Segundo a Aesa, a previsão aponta para a ocorrência de chuvas isoladas em algumas regiões da Paraíba, como Agreste, Brejo e, principalmente, no Sertão. “De um modo geral é grande a probabilidade de precipitação, mas isso não significa que vai chover em todas as regiões do Estado”, explicou a meteorologista Carmem Becker, que prevê chuvas melhores que 2012 e 2013 neste ano.
Comentários