VIDA URBANA
Agropecuaristas defendem a construção de 204 barragens
Barragens servirão para ajudar na criação dos animais e produção de alimentos; medida visa minimizar os efeitos da seca.
Publicado em 07/11/2012 às 6:00
Para minimizar os efeitos da seca na Paraíba, os agropecuaristas do Estado estão aguardando o início de um projeto que prevê a construção de 204 barragens nas zonas rurais para auxiliar na criação de animais e produção de alimentos. Esse projeto, que está em fase de estudo de campo, foi confirmado por Marenilson Batista da Silva, secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, que apontou a medida como primordial para que centenas de produtores não continuem tendo perdas crescentes.
A intenção é avaliar quais os municípios que estão em situação mais grave, para que assim sejam construídos esses reservatórios que servirão de ponto de apoio para períodos de estiagem como o que está sendo vivenciado. Segundo Marenilson, o projeto ainda não tem valores nem prazo definidos, uma vez que o mapeamento dos locais ainda está sendo feito.
Mesmo assim, ele ressaltou que essa proposta irá possibilitar uma ajuda importante para os setores agrícolas do estado.
“É um recurso novo que estamos buscando para garantir que os produtores tenham mais condições de garantir parte daquilo que estão investindo na produção. Infelizmente, não temos condições de saber em qual local a seca está pior, porque ela atinge todo o estado. O mapeamento está sendo feito e junto com outros programas de incentivo que iremos dar início temos a certeza que a situação irá melhorar”, disse.
Esses outros programas são os que oferecem de graça ração para os criadores que fazem parte do Programa do Leite.
Comentários