VIDA URBANA
Alimentos auxiliam na saúde dos dentes
Além da higiene bucal adequada, ter alimentação equilibarda ajuda a manter dentição forte e saudável.
Publicado em 16/03/2014 às 8:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:32
Escovação, no mínimo, três vezes ao dia, além do uso de fio dental e enxaguante bucal. Estes são cuidados básicos para manter dentes e gengivas saudáveis. Entretanto, quem deseja uma saúde oral perfeita precisa ter em mente que as preocupações não devem ficar restritas apenas aos hábitos de higiene. A alimentação, um dos elementos fundamentais para garantir força e vitalidade ao sorriso, também requer atenção.
Segundo o dentista e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fábio Sampaio, entre os principais problemas que a alimentação inadequada pode causar ao paciente está a má formação dos dentes e o sangramento gengival. “Temos ainda a carência de ácido fólico e riboflavina provocando hipoplasia dental”, acrescenta, explicando que a condição acomete o esmalte do dente e traz diversos transtornos ao indivíduo. “É como se faltasse massa para cobrir uma parede”, observa.
Para a nutricionista Marta Gomes, é importante ressaltar que a insuficiência de certas vitaminas no organismo acarreta algumas doenças que, indiretamente, interferem na saúde dental. “A carência de vitamina C leva ao escorbuto, no qual os sintomas apresentados são hemorragias gengivais, tumefação purulenta das gengivas, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária”, menciona.
De acordo com ela, outro importante aliado para os dentes é a vitamina D, que tem como função principal atuar na absorção do cálcio e do fósforo – ambos relacionados à formação óssea.
“A falta desta vitamina influencia na absorção prejudicando a fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias”, sustenta.
Vale lembrar, conforme Sampaio, que os alimentos ácidos representam, assim como a alimentação inadequada, grandes vilões para a estrutura dental. “Nosso grupo de pesquisas na universidade tem dois estudos que foram feitos com escolares de João Pessoa. Um em 2009 e outro mais recente em 2013”, relata. "Em ambos, observamos uma prevalência de erosão dentária em torno de 25%. Há indícios que essa erosão vem aumentando e está relacionada ao consumo maior de refrigerantes e sucos”, acrescenta.
Para evitar os danos decorrentes da acidez de determinados alimentos, o conselho do dentista é usar canudos para que não haja contato direto de líquidos ácidos com os dentes e lavar a cavidade bucal com água para diluir as substâncias remanescentes na boca.
Diferente do que muitos pensam, ele faz questão de alertar que não é aconselhado escovar os dentes depois de consumir refrigerantes, sucos ou frutas ácidas. “A escovação imediata vai acelerar o desgaste do esmalte pelo efeito do abrasivo dos cremes dentais e das forças das cerdas da escova sobre a superfície dentária”, finaliza Sampaio, sugerindo cremes dentais com poucos abrasivos como opções viáveis. (Especial para o JP)
Comentários