VIDA URBANA
Apenas 20% do lixo coletado em João Pessoa é formado por plásticos, diz Emlur
50% vem dos lixos orgânicos e outros 30% com rejeitos como papelão e alumínio.
Publicado em 27/12/2019 às 19:00 | Atualizado em 28/12/2019 às 17:48
Apenas 20% de todo o lixo coletado das residências e comércios de João Pessoa são provenientes de plásticos passíveis de reciclagem, de acordo uma pesquisa da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), divulgada nesta sexta-feira (27). Os outros 80% são formados por lixos orgânicos (50%) e itens como papelão, alumínio e outros rejeitos (30%).
A pesquisa faz parte das metas e da revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de João Pessoa, que deve ser concluída até o mês de janeiro de 2020, e utilizou o método de gravimetria, que consiste na análise da constituição de cerca de 400 quilos de resíduos sólidos, coletados em bairros de João Pessoa.
Os dados da Emlur revelam que os percentuais da composição do lixo de João Pessoa não são totalmente diferentes dos encontrados nos demais centros urbanos do Brasil. De acordo com Josué Peixoto, coordenador da pesquisa, apenas 10 bairros de João Pessoa não foram levados em conta na pesquisa.
“Inicialmente, programamos colher amostras de 44 bairros, mas conseguimos chegar a 50 dos 65 bairros existentes na Capital. Os demais serão feitos no início de 2020. A nossa primeira parcial aponta que resíduos orgânicos e plásticos compõem a maior parte dos resíduos domiciliares, reiterando os resultados obtidos na análise realizada nos últimos anos.”
A partir da pesquisa, um mapeamento da cidade de João Pessoa deve ser projetado, com o intuito de avaliar amostragem de materiais com materiais recicláveis para que estes auxiliem na elaboração de projetos para a instalação de novo galpões de material reciclável.
Cerca de 6% do total de resíduos sólidos coletados em João Pessoa são reciclados, e de acordo com o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, a reciclagem deve ser ampliada em cerca de 75% do material coletado.
Comentários