VIDA URBANA
Após reclamações de estudantes, MEC muda prazo de inscrições para o Sisu 2020.2
Ministro da Educação havia informado que o processo começaria nesta terça (16), mesmo sem edital.
Publicado em 16/06/2020 às 15:54
Após estudantes de diversas partes do país cobrarem nas redes sociais nesta terça-feira (16) a abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2020 (2020.2), o Ministério da Educação (MEC) informou em nota ao G1 um novo prazo para o processo seletivo: de 7 a 10 de julho.
O período de inscrição inicialmente divulgado pelo governo começaria nesta terça-feira (16) e seguira até 19 de junho, às 23h59. Mas o edital sequer foi publicado. Segundo o governo, ele deverá ser divulgado no "Diário Oficial da União" nos próximos dias.
O Sisu é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. A seleção é feita online, por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores – para isso, é preciso não ter tirado nota zero na prova de redação.
"O Ministério da Educação informa que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre vão de 7 a 10 de julho. O edital com o novo prazo será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, mais de 51 mil vagas foram disponibilizadas por 57 instituições públicas. O número pode aumentar. Nessa edição, haverá a novidade da oferta de vagas em cursos a distância."
O cronograma inicial havia sido divulgado em maio pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, nas redes sociais. No mesmo dia, o MEC divulgou oficialmente a informação.
Vagas na Paraíba para o Sisu 2020.2
Na Paraíba, algumas Instituições de Ensino Superior (IES) informaram que irão disponibilizar vagas à estudantes que desejam ingressar nas universidades por meio do Sisu no semestre 2020.2. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informou no início deste mês que irá ofertar 526 vagas em cursos superiores no segundo semestre de 2020. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O Instituto Federal da Paraíba
Comentários