icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Aposentados pelo INSS poderão pedir revisão do benefício à Justiça

Decisão do STF favorece quem se aposentou entre 1988 a 1991. 

Publicado em 09/02/2017 às 10:16

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) vai garantir o aumento das aposentadorias para os aposentados entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991. Apesar da repercussão geral, a concessão da revisão das aposentadorias pelo INSS não será feita automaticamente, dependendendo de uma ação na Justiça.

A revisão do teto é devida porque em 1998 e em 2003 o governo aumentou o valor máximo dos benefícios do INSS. Quem se aposentou entre outubro de 1988 e abril de 1991, no período chamado de “buraco negro”, no entanto, teve seus benefícios limitados ao teto da Previdência e ficou de fora do acordo administrativo em 2011 para pagar correção e atrasados.

>>> Governo espera aprovar reforma da previdência até junho

Muitos aposentados, então, procuraram da Justiça para revisar o benefício. Apesar das diversas decisões judiciais a favor dos segurados, o INSS insistia em tentar excluir os aposentados do buraco negro que iam à Justiça para pedir a revisão. A nova determinação do Supremo confirmou o entendimento do ministro-relator Roberto Barroso, garantindo o aumento a todos os segurados que tiverem esse direito. Ações do buraco negro estão entre as mais vantajosas porque os atrasados são bem altos.

Como consultar se tem direito

Para verificar se o aposentado e o pensionista se enquadram na revisão que o STF permite que seja requerida na Justiça, é preciso procurar se, na carta de concessão do benefício se consta a inscrição ‘limitado ao teto’. Quem não tem o documento deve ir a uma agência do INSS para pedir e emissão da segunda via.

Além disso, os aposentados devem observar se o ganho superava o valor de R$ 1.081,50 (no ano de 1998) ou de R$ 1.869,34 (em 2004), anos das emendas constitucionais. O acordo do teto firmado pelo então ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e o então presidente do INSS, Mauro Hauschild, em 2011, com o Sindicato Nacional dos Aposentados previa o pagamento de atrasados e revisões a aposentados com benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003.

O problema ocorreu com quem contribuía com o valor máximo previdenciário à época, e teve o ganho limitado ao patamar máximo do INSS na data da concessão pelas Emendas Constitucionais 20/1998 e 41/2003.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp