icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Bacia do Rio do Peixe terá primeiro poço de petróleo ainda este ano

Bloco RIOP-T-20 fica localizado entre os municípios de Santa Helena e Triunfo, no Sertão paraibano, distante quase 500 quilômetros de João Pessoa.

Publicado em 13/03/2010 às 8:34

Jean Gregório
Jornal da Paraíba

O primeiro poço na Bacia do Rio do Peixe será perfurado ainda este ano. A informação é da UTC Engenharia, primeira empresa a concluir o processamento de dados da sísmica, método mais utilizado para saber onde está concentrada a maior ocorrência de petróleo na área, além de apontar a necessidade da perfuração de um poço pioneiro na Bacia.

O bloco em estudo (RIOP-T-20) fica localizado entre os municípios de Santa Helena e Triunfo, no Sertão paraibano, distante quase 500 quilômetros de João Pessoa.

A sísmica, que é uma espécie de ultrassonografia do interior da jazida, foi concluída no último mês de fevereiro com tecnologia em 2D (duas dimensões). Ela abrangeu 125.390 km da área entre março e julho do ano passado. Segundo a assessoria da UTC, “a previsão é que o primeiro furo seja realizado ainda em 2010. Depende apenas do licenciamento ambiental, contratação de uma sonda e da conclusão de toda a logística necessária” para a realização da perfuração. Até o final deste mês, a empresa vai solicitar à Sudema a licença ambiental para perfuração do primeiro poço.

A UTC Engenharia S.A., com sede em São Paulo, foi a primeira empresa que concluiu o processamento da sísmica. Ela se antecipou à Petrobras, que iniciou o levantamento sísmico em 3D, praticamente no mesmo período, mas ainda “está em fase de finalização a etapa de processamento dos dados sísmicos adquiridos na área”, segundo assessoria de comunicação da Petrobras.

Cerca de 50 pessoas trabalharam durante o período de aquisição sísmica e topografia no bloco RIOP-T-20 (na Bacia do Rio do Peixe). Quanto ao investimento, a UTC não divulgou os valores. Segundo a empresa, “ainda não foram concluídas as atividades da empresa contratada que inclui licenciamento ambiental, projeto e locação dos poços, previsto para fins de maio de 2010”.

De acordo com a assessoria da Petrobras, somente com o levantamento da sísmica em 3D e pessoal, a estatal de petróleo já investiu US$ 5 milhões de dólares.

A UTC Engenharia S.A., fundada em 1974, atua na área de serviços em engenharia industrial, destacando-se nos segmentos de produção e processamento de petróleo e gás, petroquímica, geração de energia, siderurgia, papel e celulose, metalurgia, construção e manutenção industrial.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp