icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Banda 5 de Agosto faz show no Ponto de Cem Réis

Poeta popular Oliveira de Panelas homenageia Ariano Suassuna, antes da apresentação da Banda 5 de Agosto.

Publicado em 05/08/2014 às 10:11 | Atualizado em 04/03/2024 às 18:00


O Ponto de Cem Réis em João Pessoa será o palco para outro aniversário além da capital paraibana: a tradicional Banda 5 de Agosto comemora seus 50 anos com uma apresentação especial aberta ao público a partir das 20h.

No elenco de participações especiais, estão nomes como Renata Arruda, Maria Juliana, Paulo Brasil, Erick von Sohsten e a banda Limousine 58.

No repertório comemorativo, a 5 de Agosto tocará ‘Recordação de Nazareth’ (composição de Levino Ferreira), o primeiro dobrado que o grupo executou, no ano de 1964.

“A dificuldade inicial podia se resumir a tudo”, lembra o regente-titular, Adelson Machado, no alto dos seus 76 anos. “Tocávamos com o que tínhamos”.

Único remanescente da fundação, Machado não rotula a banda como sinfônica, marcial, erudita ou contemporânea. “Somos uma banda de música”.

Dos famosos bailes de carnaval nos clubes que atraíam o grande público e programas radiofônicos de grande audiência, a 5 de Agosto se notabilizou também na Festa das Neves. “Era quando vestíamos a nossa melhor roupa para ver a banda tocar no Pavilhão do Chá”, relembra a carnavalesca Ednamay Cirilo.

“A cidade vivia os acontecimentos sociais num Centro Histórico fervilhante, com grandes festas e um comércio aquecido até a década de 1970”.

Antes da banda subir ao palco, às 18h30, o poeta popular Oliveira de Panelas homenageia Ariano Suassuna, morto no último dia 23.

Outras atrações

A Praça Rio Branco será cenário para a aula-espetáculo 'Chã de Dois - Corporeidades Brasileiras: da Tradição à Cena Contemporânea' e A Saga de Daluz, ambas da Cia. Geca, às 15h, seguido do maracatu da Confraria de Malagrida.

A partir das 19h, no Pavilhão dos Brincantes, na Praça Dom Adauto, haverá as apresentações de Mestre Brawn, o cordelista Vicente Campos Filho, Cavalo Marinho Semente João do Boi, Grupo Jacoca (Conde), Ajamulher e Amantes da Rabeca (Sapé).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp