VIDA URBANA
Bica ganha duas novas moradoras
Campanha vai escolher o nome das duas fêmeas primatas brasileiras e adultas da espécie Macaco-da-noite e Mico-de-cheiro
Publicado em 16/09/2011 às 6:30
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido por Bica, no bairro do Róger, em João Pessoa, recebeu duas novas moradoras na semana passada. São duas fêmeas primatas brasileiras e adultas da espécie Macaco-da-noite (Aotus sp) e Mico-de-cheiro (Saimiri sciureus). Eles residiam na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Na Bica existem aproximadamente 500 animais de 80 espécies.
Uma campanha escolherá o nome das duas macacas. A data ainda não foi definida. A população poderá escolher o nome dos animais e a direção, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), discutirá a metodologia da escolha.
Segundo o biólogo do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Thomaz Pires, assim que as macacas chegaram, foram colocadas separadas, para que pudessem se adaptar ao meio ambiente.
“Eles estão em quarentena para a observação do veterinário e convivência com o lugar”, afirmou, acrescentando que após esse prazo, os primatas irão conviver com os outros macacos.
REFORMA
Ainda segundo Thomaz Pires, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara continua em reforma e teve início em julho de 2010. A primeira etapa, com sete projetos, será concluída nos próximos dias com o recinto dos pequenos mamíferos.
Ele contou que o espaço para os macacos também passou por reestruturação. Nessa primeira fase, o recinto das aves de rapina (gaviões, falcões), o serpentário, o recinto dos répteis e a Oca para educação ambiental passaram por obras e já foram concluídos.
PROJETOS
Para reformar todo o Parque Zoobotânico Arruda Câmara foram selecionados 36 projetos e divididos em etapas. Em cada fase, o tempo estimado para a conclusão da obra é de 12 meses a 15 meses. Além dos espaços para os animais, a área de diversão com brinquedos para crianças passará por reforma.
Uma área de alimentação para os visitantes também será feita.
Comentários