VIDA URBANA
Blitz de combate a Aids é realizada na estação de trem de João Pessoa
CBTU foi um locais escolhidos porque concentra um grande números de pessoas durante todo dia, nos embarques e desembarques.
Publicado em 01/12/2010 às 14:27
Da Redação
Com assessoria da CBTU
Começou hoje (1º) pela manhã uma blitz de combate e prevenção a Aids na Estação Ferroviária de João Pessoa. Um parceria entre o Fórum de ONG Aids do Estado da Paraíba e a CBTU. No Dia Mundial de Luta contra a Aids a ideia é alertar os usuários de trens urbanos sobre a prevenção e o cuidado com o vírus do HIV. Agora a tarde serão realizadas várias atividades de conscientização. São exposições orais, distribuição de material educativo e preservativos.
A CBTU foi um locais escolhidos porque concentra um grande números de pessoas durante todo dia, nos embarques e desembarques. A ideia é sensibilizar a população paraibana para se mobilizar e enfrentar a doença. “Mais de 13 mil pessoas circulam por aqui, muitos com perfil de risco. É essencial abrirmos as portas para a educação, informação e consciência sobre essa doença. É também uma arma importante nesse trabalho”, registra Lucélio Cartaxo, superintendente da CBTU.
O Fórum de Ong's Aids do Estado da Paraíba é composta por 21 organizações da sociedade civil e pessoas autônomas que trabalham para realizar o controle social através de ações conjuntas, transparentes e solidárias. O objetivo é contribuir com as políticas de enfrentamento da Aids, para garantia dos direitos humanos e da cidadania, respeitando a igualdade de gênero, sem discriminação sexual; étnico-racial; político-partidária; religiosa; geracional e ideológica.
Aids na Paraíba
Mapa elaborado pela gerência Executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), revela que no ano de 2009, 76,2% das cidades paraibanos já apresentavam, pelo menos, um caso de Aids. Isto quer dizer que a doença está presente em 170, dos 223 municípios do Estado.
De acordo com o gerente operacional de DST/Aids da SES, Ricardo Soares, apesar dos dados de 2010 ainda não estarem consolidados, há uma tendência crescente de casos de HIV no interior do Estado. "Percebemos que há uma tendência de interiorização dos casos. Além disto, não existe mais um grupo de risco para a Aids e têm crescido muito os casos entre as mulheres", comentou.
Entre os anos de 1985 e agosto 2010, segundo dados levantados pela Gerência de DST/Aids, foram notificados mais de 3,5 mil casos da doença na Paraíba. Somente entre os anos de 2006 e agosto de 2010, foram notificados 1.024 casos, revelando o crescimento da doença. Também foi registrado o aumento de casos entre as mulheres. De 2007 a 2010, foram contabilizados 340 novos casos de HIV entre mulheres e 578 novos casos entre os homens.
Na Paraíba, existem sete hospitais de referência para o tratamento de portadores do vírus HIV, localizados em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita. Mais dois estão sendo implantados nos municípios de Patos e Bayeux.
Comentários