VIDA URBANA
Bloco Picolé de Manga desfila hoje na Via Folia
Três atrações animam os foliões. Ao meio-dia acontece a degustação do maior picolé do país.
Publicado em 06/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:39
Um dos principais blocos do Folia de Rua de João Pessoa, o Picolé de Manga comemora 22 anos de animação e deverá arrastar 500 mil foliões na noite de hoje, segundo estimativa dos organizadores. Neste ano, o bloco reforçará suas tradições, dando destaque aos elementos que o caracterizam, como a manga, o Carnaval de rua e as raízes do bairro Cordão Encarnado. A concentração que antecede o desfile será às 20h, na avenida Epitácio Pessoa. Gabriel Diniz, Capilé e Ramon Schnayder são algumas das atrações do bloco. Antes disso, ao meio-dia, haverá a degustação do Maior Picolé do Brasil.
O presidente do Picolé de Manga, Lucélio Cartaxo, destacou que os cantores que vão animar os foliões em todo o trajeto do Via Folia são “todos artistas da terra”. “Fizemos questão de contar com atrações totalmente paraibanas para valorizar os artistas da terra. Lembrando que a concentração será no antigo posto 99, no bairro de Miramar. Além de Gabriel Diniz, Capilé e Ramon Schnayder, teremos Raiany Stefany e Gracinha Telles, que é a animadora oficial do bloco. Vai ser uma festa linda e de muita alegria para celebrar os 22 anos de bloco”, afirmou.
A programação do bloco começou no último domingo com o 7º Festival Gastronômico com demonstração da versatilidade da manga e suas infinitas combinações na culinária brasileira, como filé mignon ao toque de manga especial e o frango ao molho de manga picante. Na terça-feira seguinte foi a vez da versão infantil do bloco desfilar com o Dindin de Manga.
Logo mais ao meio-dia, os foliões do Picolé de Manga serão animados por orquestras de frevo durante a partilha do Maior Picolé do Brasil, no bairro do Cordão Encarnado, que é tradição do bloco que desfila à noite. “Os foliões vão poder degustar de mais de 300 quilos da iguaria, que equivale a 6 mil picolés de tamanho normal. Esse picolé já faz parte do ranking Brasil como o maior do país, com 2,70 metros de comprimento. Será uma forma de preparar os foliões para a noite na Via Folia com muita energia”, disse Lucélio Cartaxo.
Para confecção do picolé, preparado ontem, foram utilizados na receita 100 quilos de polpa de manga, 150 litros de água e 50 quilos de açúcar.
O diretor do bloco, Lucas Pires, lembrou que a degustação vai ser animada por uma orquestra de frevo. “Será uma festa marcada pela diversão e pelas marchinhas que vêm animando multidões há muitos carnavais. Essa é uma tradição que será mantida no Maior Picolé do Brasil”, contou.
TRÂNSITO
Para garantir a segurança dos pedestres e a fluidez do tráfego de veículos durante os desfiles de blocos que passarão pela Via Folia, trecho da Epitácio Pessoa que vai da rua Tito Silva ao Busto de Tamandaré, um plano de mobilidade especial foi elaborado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa. A operação começa hoje, com o desfile do Picolé de Manga, e envolverá 70 agentes de mobilidade.
Às 7h será proibido o estacionamento no entorno da concentração do evento. Às 17h terá início o bloqueio da avenida Epitácio Pessoa, no trecho entre as avenidas Wandick Pinto Filgueiras, em Tambauzinho, e Hilda Coutinho Lucena, em Miramar, assim como os acessos a esses trechos.
Às 19h, a partir do encontro da Epitácio com a Rui Carneiro, o tráfego de veículos será apenas cruzando a via que, a partir das 21h, terá o tráfego interditado. Quem optar ir de carro não terá onde estacionar ao longo da via. Aqueles que usarem transportes coletivos, terão linhas reforçadas operando em esquema especial. Ainda serão destinados dois pontos exclusivos para táxi na avenida Nossa Senhora dos Navegantes e Marcionila da Conceição.
POLICIAMENTO VAI ATUAR NA PREVENÇÃO
O plano de segurança para as prévias carnavalescas de João Pessoa foi divulgado pela Polícia Militar da Paraíba, cuja operação já começou ontem, quando também foram instaladas 16 câmeras de segurança ao longo do percurso da Via Folia. Ao todo, pelo menos 1.700 policiais militares farão parte do esquema, além de 660 policiais civis e 471 bombeiros militares.
O objetivo da ação é prevenir ocorrências de crimes contra a vida e contra o patrimônio no percurso dos blocos e nos locais de concentração. A Polícia Militar vai atuar com policiamento a pé, a cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways. Os blocos que terão maior reforço serão as Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, com 600 e 700 policiais, respectivamente.
Outros blocos de grande e médio porte terão presença diferenciada de policiais militares, a exemplo do Picolé de Manga, com 600 policiais, Bloco dos Atletas e Banho de Cheiro, que terão um efetivo de 200 policiais e Cafuçu, com 150 homens.
Já a Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 660 policiais para as prévias de João Pessoa, com apoio de 220 viaturas, compreendidas entre carros e motos. Além disso, uma delegacia móvel será instalada em um ponto estratégico da avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar. A estrutura irá atender a população para registro de boletins de ocorrência. A Secretaria da Segurança e da Defesa Social também vai reforçar para os foliões canais de atendimento.
O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do 190, também fica disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte, e em todo o Estado.
Comentários