VIDA URBANA
Bombeiros capturam jibóia de quase três metros em Sousa
Bombeiro contou que a cobra estava nas proximidades de um grupo de crianças que tomavam banho sem notarem a presença do animal no açude.
Publicado em 18/01/2009 às 10:48
Da Redação
Com George Wagner
Uma jibóia de 2,7 metros foi capturada pelo Corpo de Bombeiros no sábado (17) no açude São Gonçalo no município de Sousa. O capitão Carlos Jean Vieira de Sá, disse que a cobra estava nas proximidades de um grupo de crianças que tomavam banho sem notarem a presença do animal. Pescadores avistaram a cobra no local, que é bastante frequentado por turistas.
Depois de tirar as crianças da água, os pescadores avisaram o Corpo de Bombeiros que usou embarcações para localizar a cobra. O capitão informou ainda que testemunhas confirmaram a existência de outra jibóia no açude, esta com mais de três metros e meio e que conseguiu fugir pelo manancial, o que obrigou os bombeiros a orientar os moradores a terem mais cuidado nos banhos no açude.
A cobra capturada foi encaminhada a unidade do IBAMA na cidade de Sousa, e será enviada ao departamento especializado da superintendência do órgão na Capital do Estado. O capitão Jean disse que o animal capturado écostumeiramente encontrado na fauna sertaneja e vem sofrendo com as ações predatórias de caçadores nos últimos anos.
A jibóia não é um animal peçonhento, mas tem como arma a constrição, um aperto que aplica nas vítimas e costuma matá-las através da força, comprimindo o esqueleto e quebrando ossos até que possa engolir a presa inteira.
Comentários