icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Bombeiros e Crea-PB inspecionam casa de shows

Casa de shows Domus Hall foi inspecionada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Crea-PB; vistoria aconteceu a pedido do Ministério Público.

Publicado em 28/02/2013 às 6:00


Equipes do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba (Crea-PB) realizaram, durante a manhã de ontem, uma inspeção na obra da reforma da casa de shows Domus Hall, em João Pessoa. No local, foram vistoriadas as instalações elétricas, sistemas de prevenção e controle de incêndio, além das saídas de emergência e avaliação da capacidade de público.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a vistoria foi solicitada pelo Ministério Público Estadual. Segundo o tenente Reyson Timóteo, do Corpo de Bombeiros, que participou da fiscalização, foram identificadas pequenas irregularidades em alguns equipamentos da instalação elétrica. “Acredito que essas pendências sejam por conta das obras que estão sendo feitas aqui, mas devem ser reajustadas”, explicou o oficial.

Quanto à capacidade de público do estabelecimento, segundo o coronel Jobson Ferreira, diretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, o local só comporta até 3.900 pessoas. O coronel explicou que o número só será definido com o término da obra, que está previsto para acontecer amanhã. “Esse número ainda será revisto, porque a equipe da obra nos informou que eles estão terminando uma nova escada e o cálculo de capacidade do público é feito conforme o tipo de escada. Mas, pelo o que vimos hoje (ontem) a capacidade é essa”, disse.

Quanto à acessibilidade, sinalização, saídas de emergência e equipamentos de prevenção e combate a incêndio, a casa de shows não apresentou problemas. Argemiro de Brito, engenheiro responsável pelo projeto e execução da obra, explicou que a reforma no local foi realizada também para ampliar o número de saídas de emergência, que conta com cinco 'caminhos de fuga'.

Uma norma técnica publicada no Diário Oficial do Estado de ontem define que as casas de shows e estabelecimentos com grande circulação de pessoas devem conter uma placa indicativa de capacidade de público em edificações e áreas de risco, conforme o tipo de ocupação e uso. A norma aponta ainda que a placa deve estar afixada em local visível ao público.

Três fiscais do Crea-PB vistoriaram a infraestrutura da casa de shows para identificar a responsabilidade técnica e saber se as empresas e os profissionais que estavam trabalhando no local têm registro no Conselho. “Nós fizemos um levantamento inspecionando os equipamentos de sinalização e acessibilidade, como escadas rolantes e elevadores, e também as estruturas metálicas que estavam sendo montadas no palco”, completa Josemar Souza, um dos fiscais que participaram da inspeção.

Amanhã, prazo de término da obra, deverá acontecer uma nova vistoria de equipes do Crea-PB e Corpo de Bombeiros. A direção da casa de shows, através da assessoria de imprensa, disse que tomará as providências necessárias para corrigir as pendências na obra.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp