VIDA URBANA
Bombeiros simulam salvamento no mar
Simulação de salvamento aconteceu na praia do Bessa e teve o objetivo de passar orientações à população sobre acidentes na praia.
Publicado em 09/06/2012 às 6:00
Dando início às comemorações alusivas aos 95 anos do Corpo de Bombeiros da Paraíba, completados hoje, o Batalhão de Busca e Salvamento da corporação realizou uma simulação de salvamento no mar – na manhã de ontem.
A ação, que aconteceu na praia do Bessa, em frente ao Mag Shopping, em João Pessoa, também teve o objetivo de passar orientações à população sobre os procedimentos para evitar acidentes na praia.
“Como os Bombeiros não estão em todos os lugares, fazemos sempre um trabalho preventivo, relembrando aos banhistas os cuidados para prevenir os afogamentos”, frisou o relações públicas do Batalhão de Busca e Salvamento, major Marcelo Lins.
Ontem, na praia do Bessa, foram 'encenados' dois tipos de afogamentos: um em que o cidadão teria nadado e se distanciado da costa – sendo resgatado com o auxílio de um bote -, e outro seria o afogamento clássico.
“Nesse último, o incidente acontece na parte rasa do mar, talvez em decorrência de um mal estar do banhista ou até por algum buraco existente na areia”, explicou o major Marcelo Lins. Na segunda situação, foi considerado que o afogamento seria de ordem mais grave, sendo necessário o encaminhamento do banhista inconsciente para uma ambulância de atendimento pré-hospitalar, após receber os primeiros socorros na areia.
Conforme o major Lins, até a próxima segunda-feira, uma tenda do Corpo de Bombeiros estará montada na frente do Mag Shopping, dando orientações à população. Segundo ele, simulação semelhante à da praia do Bessa será feita hoje nas cidades de Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Guarabira, Sousa (provavelmente em açudes) e novamente na capital. Em caso de emergência, o número dos Bombeiros em toda a Paraíba é o 193.
Comentários