VIDA URBANA
Cafuçus invadem ruas da capital
Organização do bloco estima de 40 mil foliões estiveram no desfile dos Cafuçus, no Centro de João Pessoa.
Publicado em 09/02/2013 às 6:00
O bloco mais irreverente das prévias carnavalescas de João Pessoa, o Cafuçu, teve de tudo. Ontem à noite, os milhares de foliões capricharam nas fantasias e, nos pontos de concentração montados no Ponto de Cem Réis, praça Dom Adauto e praça Rio Branco, no Centro da capital, eles se esbaldaram ao som de músicas românticas e bregas. No cardápio sonoro estavam presentes merengues, sertanejos, lambada e as marchinhas de Carnaval.
Foliões animados e dispostos a desfilar em inusitadas, extravagantes e irreverentes fantasias se espalhavam por todo o Centro de João Pessoa. Para as estudantes Luana Diniz e Bárbara Bezerra, é preciso um preparo especial para sair no Cafuçu. “Este é o momento de liberar a breguice que cada um tem reprimido ao longo do ano”, contou.
O folião Odilon Filho quis garantir uns 'trocados' ao anunciar a venda de papel higiênico por apenas R$ 0,50. “Vale tudo nesta festa. E quem quiser fazer um pedido extra pode ligar para o celular”, anunciou ao mostrar um nada discreto aparelho telefônico.
Para participar da festa, vários grupos se prepararam com antecedência. A família de Giselda Costa começou os preparativos quase três horas antes da folia. “É preciso deixar todo mundo 'lindo' e único”, revelou Giselda que reuniu um grupo de oito pessoas para se fantasiarem de “Raul Seixas e família”.
Segundo o presidente do bloco, Buda Lira, em cada local da concentração um palco com apresentação de orquestras de frevo, além da Rádio Difusora, que animou os foliões ao som de frevo e músicas que, de tão românticas, chegam a ser bregas. Para a organização, na 24ª edição do bloco completados este ano, cerca de 40 mil cafuçus e cafucetes participaram da folia.
Comentários