VIDA URBANA
Calçadas com buracos e falhas
Moradores reclamam do estado de conservação das calçadas da orla de João Pessoa; Prefeitura prevê manutenção antes do verão.
Publicado em 21/09/2012 às 6:00
Com a chegada do fim do ano e do verão, as calçadas da orla são alvo frequente de reclamações da população. Pedestres reclamam de trechos onde o passeio público está danificado, com o porcelanato quebrado. A Prefeitura prevê realização de manutenção antes do verão.
A orla de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco são as de maior movimento da cidade. O percurso é muito usado por quem gosta de se exercitar, passear ou simplesmente precisa caminhar para chegar a um destino. Buracos e falhas nas calçadas são obstáculos. A dona de casa Miriam Oliveira revela que os passeios com a filha pequena às vezes são prejudicados pela má conservação. “Tenho um bebê e gosto de passear no final da tarde. As falhas na calçada dificultam a passagem do carrinho e eu tenho que desviar”, conta.
Miriam acredita que a acessibilidade pode ficar ainda mais comprometida quando usada por pessoas de mobilidade reduzida. “Os meus problemas são pequenos se comparados aos de um idoso ou cadeirante. Se a calçada não estiver bem conservada, essas pessoas ficam impossibilitadas de transitar”, avalia.
O aposentado Jeová Costa costuma caminhar na orla da capital no início da manhã, quando o tráfego de veículos é interrompido.
Para ele, as calçadas deveriam ser reparadas antes que a situação se agrave. “É mais fácil consertar aos poucos o que vai quebrando do que esperar a situação ficar crítica e ter de fazer uma reforma geral. Se os reparos fossem feitos com regularidade, teríamos os passeios públicos sempre em bom estado”, comenta Jeová.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o último serviço de manutenção do calçadão das praias de Cabo Branco e Tambaú foi realizado no início deste ano, quando foram aplicados aproximadamente 1.400 metros quadrados de porcelanato doados por uma empresa de cerâmica à Prefeitura. As manutenções, geralmente, são agendadas às vésperas do verão, quando a orla atrai um número maior de pessoas.
De acordo com a diretora de Manutenção da Seinfra, Vânia Franca, o estado das calçadas é comprometido pelo uso inadequado. Ela chama a atenção da população para as medidas de conservação do piso. “O piso adotado na orla é ideal para o passeio público. Não se devem utilizar patins e skate no calçadão, equipamentos que acabam provocando a quebra das pedras de cerâmica”, observa. “É preciso que todos atentem para a conservação do piso e para a sinalização”, reforça.
Outra causa para a danificação e quebra do porcelanato são as atividades de carga e descarga mantidas pelos estabelecimentos comerciais localizados na orla.
Comentários