VIDA URBANA
Calçadinha perde padronização
Segundo moradores próximos da calçadinha da orla, o revestimento cerâmico está sendo trocado por peças fora da padronização.
Publicado em 13/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55
Um fato curioso na calçadinha da orla de João Pessoa, no trecho que compreende as praias de Tambaú e Cabo Branco, está chamando a atenção de moradores e visitantes do local. O problema é que as cerâmicas da calçada estão sendo trocadas por outras coloridas e sem a mesma padronização. Além disto, em diversos pontos da calçada, as cerâmicas não foram repostas ou apresentam rachaduras.
Após polêmicas nas redes sociais que mostravam cerâmicas coloridas sendo colocadas na calçadinha, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da capital trocaram trechos do piso.
Mas os reparos não foram feitos em toda a orla e há pontos até com formação de buracos. “A prefeitura colocou a cerâmica colorida, mas só durou um dia. Tem muitos locais que eles tiraram, mas depois passaram só o cimento ou deixaram sem nada”, informou o comerciante Dário Bezerra, que trabalha na orla do Cabo Branco.
Morador do município de Campina Grande, no Agreste paraibano, e visitante assíduo da capital, o empresário Laerte de Souza reforça que o “colorido” na calçadinha vai além da estética e pode representar riscos para quem caminha no local. “De Cabo Branco à praia de Tambaú, as calçadinhas estão maltratadas. Se fosse para trocar, poderia fazer tudo de uma vez. Essa cerâmica também não tem estrutura antiderrapante. Quando chove aqui, é um perigo”, disse.
Ainda no Cabo Branco, o aposentado José Ribeiro reclamou também da falta de acessibilidade aos cadeirantes e idosos. Isto porque parte do estacionamento da orla reservado a esse público continua com uma barra dificultando o acesso. “Passo por aqui todos os dias, e cadeirante para sair do carro e vir até a calçadinha só com a ajuda de outras pessoas. Não deveriam ter colocado esse degrau aí)”, reclamou.
Em Tambaú, os problemas na calçadinha continuam e os transeuntes também denunciam a falta de manutenção na praia, sobretudo na área próxima ao mercado público. “Aqui o pessoal da limpeza passa todos os dias. Mas tá faltando uns reparos na calçada”, disse o comerciante Allan Rodrigues.
PADRONIZAÇÃO
Toda a extensão da calçadinha da orla de João Pessoa está incluída no projeto de padronização das calçadas da capital, segundo informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento (Seplan) do município. O projeto está em fase de licitação e enquanto as obras não começam, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está responsável pela manutenção da calçadinha.
De acordo com a assessoria de comunicação da Seinfra, as novas cerâmicas colocadas na orla foram uma medida paliativa, enquanto não começam as obras definitivas. Sobre a diferença nos modelos, a assessoria informou que as peças para reposição do mesmo modelo eram poucas e que foi preciso comprar outras cerâmicas de design aproximado. Já o problema da falta de acessibilidade no estacionamento reservado para cadeirantes e idosos, a assessoria informou que será feita uma vistoria no local.
Comentários