icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Camelôs ocupam Centro da capital

Vendedores ambulantes transformam calçadas de João Pessoa em 'ponto fixo' de comércio, um desses locais é o viaduto Damásio Franca.

Publicado em 02/03/2013 às 6:00


O Centro de João Pessoa concentra a maior movimentação comercial da cidade, e em meio aos grandes estabelecimentos, lojas e bancos estão os vendedores ambulantes. No entanto, muitos, utilizando carroças e veículos, estão transformando as ruas em pontos fixos para o comércio, o que torna a atividade irregular.

O viaduto Damásio Franca, na rua Duque de Caxias, é um dos locais transformado em 'corredor comercial' pelos ambulantes.

Somente na lateral do viaduto, ao lado do antigo prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), são oito trabalhadores informais ocupando as calçadas. Um deles é a comerciante Adriana Ferreira, que trabalha no local há cinco anos com vendas de acessórios domésticos e produtos artesanais.

A comerciante revela que fez o cadastro na Prefeitura há mais de um ano e, enquanto aguarda uma vaga em um shopping popular ou Centro Comercial, tem que trabalhar na rua. Outro ponto que atrai esses comerciantes informais são as ruas que ficam no entorno do Terminal de Integração, no Varadouro. Mesmo orientados pelos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa a não ocupar as calçadas e vias dos pedestres com os 'carrinhos', os vendedores insistem em voltar ao local.

A outra lateral do viaduto também é ocupada por alguns ambulantes, principalmente os que vendem óculos, acessórios para aparelhos de rádio e televisão e bolsas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sedurb, os ambulantes podem desenvolver suas atividades nas ruas, desde que não fixem um único ponto para trabalhar. Quando os vendedores são flagrados em situação irregular, com alguma estrutura ou veículo ocupando ruas ou calçadas, é dado um prazo de 48 horas para o comerciante deixar o local. A assessoria esclarece ainda que os vendedores são orientados pelos agentes da Sedurb a procurar a Secretaria para realizar um cadastro na Secretaria para serem contemplados com boxes em novos shoppings populares.

Sobre a implantação de um novo shopping popular na capital, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) informou, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não há projeto para construção de um novo estabelecimento. Conforme dados do Núcleo de Cadastro de Áreas Públicas da Sedurb, 730 ambulantes da capital estão cadastrados e aguardam vaga.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp