VIDA URBANA
Câncer de laringe já fez 11 vítimas este ano
Para lembrar o Dia Mundial da Voz, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região realizou a campanha 'Seja Amigo da Voz'.
Publicado em 17/04/2013 às 6:00
Na Paraíba, ano passado, 68 pessoas morreram por causa de câncer de laringe. Só começo deste ano, a doença já fez 11 vítimas. Em João Pessoa, mensalmente, cerca de 1.280 pessoas com problemas na voz procuram a Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ontem, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, foi realizada a campanha 'Seja Amigo da Voz' pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região.
No evento, que aconteceu no Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, foram realizadas palestras educativas, avaliação da voz e a realização de exames de videolaringoscopia para detectar algum problema vocal mais sério. Também participaram das atividades a Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologista, o Hospital Napoleão Laureano, além de estudantes da área da UFPB e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
Ao chegar ao local, os pacientes passaram por uma triagem onde sua voz foi avaliada por uma equipe de seis fonoaudiólogos.
Sendo detectada alguma disfonia (alteração na voz), foram encaminhados para uma outra equipe de três otorrinolaringologistas que realizaram o exame de videolaringoscopia para investigar possíveis problemas na região. Diagnosticada alguma disfonia, o pacientes já foram encaminhados para fazer acompanhamento na Clínica de Fonoaudiologia da UFPB.
Para o representante do Conselho Regional de Fonoaudiólogos da Paraíba, o objetivo desse evento é conscientizar a população para importância da prevenção. “Esse evento serve para que nós, profissionais da área, possamos passar para a população a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce em casos de câncer. Além da prevenção, também estamos promovendo informações de como cuidar e manter a saúde da voz. Tudo isso de forma gratuita e acessível”, informou.
Segundo o chefe do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Leonardo Wanderley Lopes, pela manhã, foram atendidas 50 pessoas, realizados 35 exames de videolaringoscopia, nos quais foram diagnosticados dois casos de câncer de laringe. Os casos de câncer foram encaminhados para tratamento no Hospital Napoleão Laureano. Já os pacientes identificados com outros problemas de menor gravidade foram encaminhados para acompanhamento e tratamento gratuito no próprio Departamento de Fonoaudiologia.
Para as pessoas que se interessarem, a Clínica de Fonoaudiologia da UFPB, que fica ao lado do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) atende ao público gratuitamente, de segunda a sexta, de 8h às 13h.
Orientações em CG
A comemoração ao Dia Mundial da Voz aconteceu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ao longo do dia de ontem. As atividades educativas visaram orientar a população sobre a percepção de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças no aparelho fonador. Após uma triagem feita nas tendas montadas no local, as pessoas que procuraram as ações receberam orientação sobre a preservação da voz.
A professora da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, a fonoaudióloga Waldelice Pinho, que coordenou as atividades ontem, em Campina Grande, lembrou que devemos hidratar com frequências nossas cordas vocais, evitar mudanças de temperatura ambiental de forma brusca e dormir no mínimo oito horas por dia. Na ocasião foram distribuídos um 'kit de voz', contendo folhetos informativos e uma maçã, que é a fruta considerada higienizadora das pregas vocais. A programação foi encerrada às 19h, com uma apresentação do Coral Coro em Canto da UFCG. (Colaborou Silvana Torquato)
Comentários