VIDA URBANA
Candidatos assistem aulões para o Enem
Em João Pessoa, o aulão foi realizado no auditório da Federação Espírita, na Torre, e contou com a presença de muitos candidatos.
Publicado em 03/11/2012 às 6:00
Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece hoje e amanhã, aproveitaram o feriado para relembrar os assuntos e receber 'bizuradas' em aulões que aconteceram durante todo o dia, simultaneamente, em João Pessoa e Campina Grande, promovidos pelo JORNAL DA PARAÍBA e a equipe do Via Vestibulares.
Na Paraíba, 141.519 candidatos deverão comparecer aos locais de prova para o exame que começa hoje às 12h (horário da Paraíba), com término às 16h30. Já amanhã, as provas acontecerão das 12h às 17h30 (horário da Paraíba).
Em João Pessoa, o aulão foi realizado no auditório da Federação Espírita, no bairro da Torre, que contou com a presença de muitos candidatos interessados em tirar as últimas dúvidas, como a estudante Samantha Barreto, 26 anos, que fará o Enem pela primeira vez. “Estou estudando desde o começo do ano, mas aproveitei o aulão para tirar algumas dúvidas e entender melhor as questões que são contextualizadas. Já peguei várias dicas e bizuradas, estou confiante no resultado”, afirmou a estudante que pretende cursar na área de Humanas.
As questões inéditas da última edição do fascículo 'Reta Final', elaboradas pela equipe do Via Vestibulares, publicada e distribuída pelo JORNAL DA PARAÍBA, foram resolvidas e comentadas, para reforçar o entendimento dos enunciados, afim de que os candidatos saibam interpretar bem as questões, já que este é o ponto forte do Enem.
O professor de Linguagens do Via Vestibulares Leandro Rodrigues ressaltou que a abordagem do Enem está muito mais relacionada ao amplo aspecto das linguagens, do que propriamente às regras gramaticais. “É importante que os candidatos saibam que não se deve decorar regras, mas sim entender como funciona a proposta do Enem, pois ela envolve uma linguagem de compreensão nacional, considerando os aspectos de cada região do país. É nesse sentido que são contextualizados os enunciados do exame”, frisou.
Leandro Rodrigues atentou para o tempo de realização das provas. “Como as questões são bem elaboradas, o candidato deve evitar perder tempo relendo um enunciado que não está entendendo. É recomendado que adiante para as próximas questões e deixe as mais difíceis para depois, porque o Enem exige que o candidato domine o tempo proposto”, pontuou.
Ao final do aulão, os candidatos foram orientados para o tipo de caneta permitido e os documentos pessoais a serem apresentados, pois para fazer as provas e a redação, além do preenchimento do cartão de respostas, o candidato terá de usar apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.
Também houve aulão no Interactivo Colégio e Curso, localizado no bairro Tambiá em João Pessoa, que concentrou alunos das três unidades de ensino. Em parceria com a Rádio Paraíba 101.7 FM, na manhã de hoje haverá, o programa 'Interactivo', para que candidatos ao Enem aproveitem as dicas de última hora antes de sair de casa para realizar o exame.
Comentários