VIDA URBANA
Candidatos madrugam em fila para tentar vaga em autoescola gratuita
Interessados em se inscrever na primeira turma passaram a noite em fila na calçada do Detran, na Capital. Carteira de habilitação gratuita será para pessoas de baixa renda.
Publicado em 25/11/2010 às 8:06
Karoline Zilah
Pessoas interessadas no programa de autoescola gratuita do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) passaram a noite numa fila na calçada da sede do órgão, em João Pessoa, para garantir uma vaga na primeira turma, cujas inscrições para 80 vagas são abertas nesta quinta-feira (25). A primeira pessoa da fila chegou às 19h30 de ontem e dormiu na rua, em Mangabeira.
O programa da Escola Pública de Trânsito (Eptran) paa obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH) só será lançado oficialmente às 9h de hoje pelo governador José Maranhão (PMDB). A expectativa do superintendente do Detran, coronel Francisco de Assis, é de que o órgão atenda a cerca de 400 candidatos hoje.
Na fila, algumas pessoas reclamaram que não receberam orientações sobre como serão os procedimentos das inscrições. Outros, no entanto, defenderam que chegaram cedo à fila por opção. “Sabemos que o horário do Detran existe e estamos respeitando”, declarou uma candidata em entrevista ao vivo ao programa Comunidade 101, da rádio 101 FM.
Coronel Francisco informou ao programa Bom Dia Paraíba, das TVs Cabo Branco e Paraíba, que uma comissão vai avaliar qual é a forma mais democrática para que as pessoas tenham acesso ao serviço. Segundo ele, o setor social do Detran vai fazer uma triagem das fichas de inscrição para selecionar as pessoas que mais preenchem aos requisitos solicitados. A expectativa é de que a lista da primeira turma do curso de formação de condutor seja divulgada dentro de 15 dias.
A Escola Pública de Trânsito atenderá a pessoas de baixa renda. Serão oferecidos sem custos o ensino teórico e de prática de direção veicular, além de exames periciais. O candidato terá que pagar apenas os valores correspondentes à taxa de abertura do serviço para obtenção da 1ª habilitação junto ao Detran.
O processo de admissão na autoescola do Detran está dividido em três fases: inscrição via Internet, pré-matrícula (entrega de documentação dos candidatos selecionados), abertura do serviço (quando os matriculados são submetidos a avaliações médicas e psicológicas e marcam as aulas teóricas para obtenção da 1ª habilitação).
Comentários