icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Casas são demolidas na Saturnino de Brito

Casas foram interditadas após deslizamento de barreira que deixou uma adolescente ferida; famílias estão abrigadas em uma escola.

Publicado em 27/06/2012 às 6:00


Seis casas foram demolidas por agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) na Comunidade Saturnino de Brito, na manhã de ontem, no bairro de Jaguaribe, na capital. A ação também foi acompanhada por agentes da Defesa Civil de João Pessoa. As casas foram interditadas na semana passada, após o deslizamento de barreira da última terça-feira que deixou uma adolescente soterrada e ferida, em estado grave. Algumas das famílias que perderam moradias estão abrigadas na Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca, no bairro do Varadouro.

Ao todo, foram oito agentes da Sedurb e dois da Defesa Civil para fazer o trabalho de demolição durante toda a manhã na comunidade. Quatro casas em cima da barreira e duas embaixo foram, aos poucos, destelhadas e tiveram as paredes quebradas.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Apreensão e Depósito da Sedurb, Elói de Brito, o trabalho foi feito para evitar que novos acidentes acontecessem na área. “Após os deslizamentos em massa da semana passada, as estruturas dessas casas ficaram comprometidas, apresentando riscos.

Agora estamos tirando as cobertas, as paredes e os entulhos.

Mas vamos manter o material de sustentação dessas casas para não correr riscos no futuro”, explicou Brito.

Uma das grandes dificuldades em situações como essa, disse o técnico da Defesa Civil Alberto Sabino, é conscientizar as famílias dos riscos que estão correndo. “Durante o ano todo fazemos o trabalho de prevenção, avaliamos os locais de risco e avisamos às famílias com antecedência. Mas, infelizmente, elas só aceitam sair quando acontece o pior”, esclareceu.

EM ABRIGOS
Das seis famílias que tiveram as casas demolidas, três estão abrigadas na Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca, no Varadouro. De acordo com Sabino, as outras três estão instaladas em casas de familiares. A adolescente vítima do soterramento recebeu alta médica, após três dias de internação no Hospital de Trauma da capital.

Dentre os que estão no abrigo da escola Municipal está Antônio Pedro da Silva, que morava com a esposa em uma das casas embaixo da barreira há dois anos. Relembrando o momento do deslizamento, Antônio contou que saiu correndo de casa depois de ouvir um barulho vindo de fora. “Eu estava deitado e me levantei com um barulho. Fui para a porta, antes que ela fechasse, e só lembro de ter acordado do lado de fora, pelos vizinhos”, disse.

Na urgência da situação, Antônio não teve tempo de pegar nada, nem mesmo seus documentos. “Acabou tudo, só peguei umas roupas no dia seguinte, quando já estavam na lama. O resto, até meus documentos, estão lá dentro, destruídos”, lamentou.

AUXÍLIO-MORADIA
De acordo com a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Mônica Sérgio de Aquino, as famílias desabrigadas vão ser inseridas no auxílio-moradia da Prefeitura. “O auxílio-moradia de R$ 200 ao mês é dado para os que não podem voltar para suas casas – ou porque está interditada, ou por não existir mais. O caso dessas famílias da Saturnino de Brito já foi encaminhado e eles devem começar a receber o auxílio a partir do próximo mês”, explicou Mônica Sérgio de Aquino.

O auxílio é dado para que as famílias aluguem novas casas, explicou Mônica, e é dado por seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp