icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Casos de dengue em queda na PB

 Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde,  aponta redução de 85,6% nos casos de dengue na Paraíba. 

Publicado em 24/02/2012 às 6:30


O número de casos notificados de dengue chegou a 230 na Paraíba, mas nenhum deles resultou em óbito, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) – que considera o período do início do ano até 17 de fevereiro.

Ainda conforme a SES, os dados mostram uma redução de 85,6% nos casos da doença, com relação ao mesmo período do ano passado - quando a Paraíba teve impressionantes 1.589 casos suspeitos.

Os cinco municípios com maior incidência da dengue na Paraíba são Cabedelo, São José do Sabugi, Coremas, Bayeux e João Pessoa. São José do Sabugi apresenta o maior coeficiente de incidência por grupo de cada 100 mil habitantes: 798. Cabedelo tem uma incidência de 55,2; Coremas, 52,8; Bayeux, nove; e João Pessoa, um.

Já os demais municípios que não foram citados apresentam incidência considerada baixa (até 100 casos em cada 100 mil habitantes), conforme parâmetro do MS. Para o cálculo do coeficiente de incidência, são excluídos os casos descartados.

Segundo a SES, em virtude da alta incidência da dengue no município de São José do Sabugi – além de todos os casos notificados ainda estarem em investigação, o órgão vai avaliar o banco de dados do município e oferecer assessoria técnica à vigilância epidemiológica municipal.

VISITAS TÉCNICAS
A equipe da Gerência de Vigilância em Saúde (GEVS), em parceria com os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GRS) e as Secretarias Municipais de Saúde, está realizando visitas técnicas nos 35 municípios que receberam recursos extras do Ministério da Saúde para reforçar as ações de combate à dengue.

Segundo a SES, as equipes já passaram pelas cidades de Cabedelo, Bayeux e Campina Grande. Na próxima semana, serão visitadas as cidades de Santa Rita, Conde e Lucena.
A gerente da GEVS, Júlia Vaz, explicou que durante as visitas são aplicados formulários de análise da execução do plano de contingência de cada município.

"Também oferecemos orientação técnica e ajuda para solucionar as deficiências identificadas durante a execução das ações”, disse.

De acordo com a Portaria 2557 do Ministério da Saúde, a secretaria tem como obrigação acompanhar e orientar o cumprimento dos cronogramas de ações de controle, epidemiológicas e também de atenção básica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp