icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cavalos de Campina Grande começam a ser 'chipados' a partir desta quinta

Inicialmente estão sendo chipados os animais usados em veículos de tração animal. Atualmente há cerca de 600 carroceiros na cidade.

Publicado em 12/05/2016 às 12:29

Situações de abandono ou de maus tratos contra cavalos e burros vão passar a ser monitoradas em Campina Grande. Isso porque o Centro de Zoonozes da cidade deu início nessa quinta-feira (12) a um processo de implantação de chips nesses animais. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente estão sendo chipados os animais usados em veículos de tração animal. Atualmente há cerca de 600 carroceiros na cidade.

Conforme a secretaria, os proprietários farão um cadastro social e as carroças receberão placas com numeração e faixas refletivas. A medida faz parte do Programa Municipal de Registro Geral de Animais (RGA), e é necessário fazer o registro para continuar circulando na cidade, sob pena de multa. O prazo termina no dia 25 de maio e a iniciativa faz parte de uma política de bem-estar animal que vem sendo implantada em Campina.

O registro consiste no cadastramento dos animais existentes no município por meio de um controle eletrônico para acompanhamento do Centro de Zoonoses. A medida vai permitir que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde consigam informações sobre os animais de forma rápida como o nome do proprietário, por exemplo. Em casos de abandonos e maus tratos os donos serão identificados e responsabilizados.

A Secretaria de Agricultura participará da ação coletando as informações para aplicar posteriormente as vacinas antirrábica e Influenza Equina, além do vermífugo. A Secretaria de Assistência Social fará o diagnóstico situacional dos donos dos animais, identificando as questões de saúde, educação, moradia e realizando ações para melhorar a vida dessas pessoas.

O chip

O chip foi desenvolvido em parceria com a Escola Técnica Redentorista. Inicialmente estão sendo chipados os animais usados em veículos, mas a Lei Municipal 5.179/12, que institui o RGA, prevê que quaisquer cães, gatos, cavalos, gado e burros devem ser catalogados. Posteriormente, estes animais também passarão pelo mesmo processo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp