VIDA URBANA
CBTU anuncia recuperação da via férrea de João Pessoa
Trabalho de modernização do trecho consiste na substituição de britas, na troca dos antigos dormentes de madeira pelos de concreto e melhora na superestrutura da linha.
Publicado em 03/08/2010 às 14:42
Da Redação
Com assessoria da CBTU
Após problemas estruturais denunciados pela imprensa nos trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, a empresa anunciou que tem investido na recuperação da via férrea e implantado melhorias nas estações com vistas a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT).
Segundo a assessoria da CBTU, ao todo, nos últimos quatro anos, foram investidos cerca de R$ 5 milhões e até o final deste ano terá toda a linha férrea modernizada, possibilitando viagens mais rápidas e seguras. O trabalho de modernização do trecho consiste na substituição de britas, na troca dos antigos dormentes de madeira pelos de concreto e melhorias na superestrutura da linha.
Atualmente, o sistema de trens de João Pessoa conta com 90% da sua via totalmente modernizada. “Essa ação, além de garantir mais segurança e rapidez durante as viagens, adianta o processo de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que necessita de uma via segura e com capacidade suportar o fluxo das novas composições”, explica o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo. Para que a troca seja completa falta apenas um pequeno trecho de 3 km entre João Pessoa e Ilha do Bispo.
Com a executar da obra, que tem que ser feita durante o dia, os trens têm sofrido
atrasos médios de até sete minutos. “Esses atrasos de hoje serão recompensados amanhã. Quando o serviço estiver concluído todos os passageiros irão sentir e perceber que os trens voltarão a cumprir os horários programados. A gente pede a compreensão dos nossos usuários e acena com melhorias em todas as áreas”, afirma Cartaxo.
Ainda conforme o superintendente da Companhia, uma empresa especializada em manutenção de equipamentos ferroviários foi contratada para assegurar e reduzir quebras de locomotivas e de carros de passageiros (vagões). O investimento é de quase R$ 600 mil ano. “Com isso, teremos mais gente para executar os serviços de manutenção preventiva e corretiva, já que sofremos com a falta de empregados causada pelas aposentadorias e realização de concursos públicos”, completou o superintendente.
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