VIDA URBANA
CBTU assina contrato para modernização do sistema de João Pessoa
Cerca de R$ 3,3 milhões deverão ser investidos na modernização das vias, adequação das estações e construção de um novo Centro de Controle.
Publicado em 04/11/2014 às 15:31
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa assinou na útlima segunda-feira (3) o esboço preliminar do projeto de modernização do sistema ferroviário da capital para implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que começa a ser testado em dezembro.
O projeto, que prevê a construção de quatro novas estações, um novo prédio para o Centro de Controle Operacional (CCO), uma nova Oficina de Manutenção e adequação de nove estações, está orçado em cerca de R$ 3,314 milhões. Na ocasião de assinatura do plano, duas empresas vencedoras de licitação foram contratadas.
Segundo o acordo, 30 km da via ferroviária entre Santa Rita e Cabedelo serão modernizadas. As estações de Santa Rita, Várzea Nova, Ilha do Bispo, Alto do Mateus, João Pessoa, Mandacaru, Poço, Jardim Manguinhos e Cabedelo serão recuperadas; está previsto ainda a construção de quatro novas estações e a transformação das estações de Nova Bayeux e Nova Jacaré para o estilo de ilha, ideal para o VLT.
Veículo Leve Sobre Trilhos
A primeira composição do VLT de João Pessoa, que chegou na cidade no dia 1º de novembro, começa a ser testada a partir do próximo mês; no total, oito trens deverão ser entregues pela empresa contratada. A previsão é de que o VLT comece a operar diariamente no início de 2015, sem reajuste inicial de tarifa - de acordo com Wladme Macêdo, superintendente da CBTU em João Pessoa, a passagem deve permanecer em R$0,50.
Estima-se que, ao final do processo de modernização, que deve durar quatro anos, o tempo de espera entre os trens deve ser reduzido dos 55 minutos atuais para 15 minutos e o número de passageiros transportados diariamente deve subir de 5 mil para até 40 mil.
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