icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

CBTU assina contrato para modernização do sistema de João Pessoa

Cerca de R$ 3,3 milhões deverão ser investidos na modernização das vias, adequação das estações e construção de um novo Centro de Controle.

Publicado em 04/11/2014 às 15:31

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa assinou na útlima segunda-feira (3) o esboço preliminar do projeto de modernização do sistema ferroviário da capital para implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que começa a ser testado em dezembro.

O projeto, que prevê a construção de quatro novas estações, um novo prédio para o Centro de Controle Operacional (CCO), uma nova Oficina de Manutenção e adequação de nove estações, está orçado em cerca de R$ 3,314 milhões. Na ocasião de assinatura do plano, duas empresas vencedoras de licitação foram contratadas.

Segundo o acordo, 30 km da via ferroviária entre Santa Rita e Cabedelo serão modernizadas. As estações de Santa Rita, Várzea Nova, Ilha do Bispo, Alto do Mateus, João Pessoa, Mandacaru, Poço, Jardim Manguinhos e Cabedelo serão recuperadas; está previsto ainda a construção de quatro novas estações e a transformação das estações de Nova Bayeux e Nova Jacaré para o estilo de ilha, ideal para o VLT.

Veículo Leve Sobre Trilhos

A primeira composição do VLT de João Pessoa, que chegou na cidade no dia 1º de novembro, começa a ser testada a partir do próximo mês; no total, oito trens deverão ser entregues pela empresa contratada. A previsão é de que o VLT comece a operar diariamente no início de 2015, sem reajuste inicial de tarifa - de acordo com Wladme Macêdo, superintendente da CBTU em João Pessoa, a passagem deve permanecer em R$0,50.

Estima-se que, ao final do processo de modernização, que deve durar quatro anos, o tempo de espera entre os trens deve ser reduzido dos 55 minutos atuais para 15 minutos e o número de passageiros transportados diariamente deve subir de 5 mil para até 40 mil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp