VIDA URBANA
Celebrações marcam Dia de Corpus Christi
Programação em JP começa com missa na igreja de Nossa Senhora de Lourdes; em CG missa será na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Publicado em 19/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 31/01/2024 às 17:22
A programação oficial da Arquidiocese da Paraíba para o Dia de Corpus Christi começa na manhã de hoje, às 8h, com uma missa na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa. Das 10h às 16h, haverá ainda uma cerimônia de adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 16h, uma procissão entre os fiéis, saindo da igreja de Lourdes até o adro do Centro Cultural São Francisco.
Durante a procissão, o monsenhor Virgílio Bezerra de Almeida irá tratar da Campanha da Fraternidade 2014, evento realizado anualmente pela Igreja Católica, que visa a ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade social. No fim da procissão, será realizada uma missa campal no Adro de São Francisco, celebrada por Virgílio. Por motivo de viagem, o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto, não participa da programação do Dia de Corpus Christi.
O nome 'Corpus Christi' vem do latim e quer dizer 'corpo de Cristo'. No Brasil, a solenidade é comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade. O objetivo é celebrar solenemente o mistério da Eucaristia: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O motivo de ser uma quinta-feira é porque faz alusão à 'Quinta-feira Santa', quando se deu a Instituição da Eucaristia – ocorrida na Última Ceia e também conhecida como 'Comunhão'.
CELEBRAÇÃO TEM INÍCIO ÀS 10H EM CG
A Diocese de Campina Grande irá celebrar o Dia de Corpus Christi em dois momentos. O primeiro deles será às 10h, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, quando o bispo dom Manoel Delson vai presidir a celebração que marcará o lançamento do 1º Congresso de Animação Bíblica da Pastoral, que será realizado no mês de setembro. Já às 15h, haverá outra celebração que marca o prolongamento da 'Quinta-feira Santa'.
Logo após, às 16h, os fiéis participarão da tradicional procissão de Corpus Christi.
O trajeto percorrido pelos católicos será com saída em frente à Catedral e passagem pelas ruas Bento Viana (lateral da igreja), Vila Nova da Rainha, João da Mata, Vidal de Negreiros e Avenida Floriano Peixoto retornando para a Catedral. Devem participar da procissão integrantes das 54 paróquias e da área pastoral que compõem a Diocese de Campina Grande. Ao todo são mais de quatro mil católicos em adoração e veneração à Santíssima Eucaristia. (Givaldo Cavalcanti)
Comentários