VIDA URBANA
Centro de Atenção em situação precária
Alunos e funcionários do Caic Damásio Franca, em Mangabeira, esperam por reforma da unidade que se encontra em situação precária.
Publicado em 01/12/2012 às 6:00
Ferrugem na marquise, janelas quebradas – e até mesmo a falta delas – salas pichadas e lousas velhas. São muito os problemas encontrados no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic) Damásio Franca, localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Segundo a direção da unidade, os reparos já foram solicitados ao governo do Estado através de ação pública movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Alunos do primeiro ano disseram que muitos professores preferem ministrar as aulas sem escrever na lousa, por estarem bastante danificadas. Outra situação preocupante relatada pelos estudantes foi a presença de usuários de drogas que entram na quadra da escola para fumar maconha.
Sobre esse problema, o diretor do Caic, Carlos Noronha, disse que é difícil combater a invasão de terceiros porque a escola não possui muro, mas que quando a presença dos invasores é registrada, a Patrulha Escolar é acionada e sempre comparece ao local e presta o apoio necessário.
Segundo Carlos Noronha, a falta de estrutura na instituição preocupa os 807 alunos, assim como os 42 professores e mais 65 funcionários entre efetivos e terceirizados. “Por isso, reunimos uma comissão escolar com oito pessoas, entre pais, alunos e professores, e entramos com uma ação junto ao Ministério Público, no dia 17 de outubro passado, solicitando a reforma na instituição”, afirmou.
Carlos Noronha disse ainda que, ao tomar conhecimento da ação, a representante jurídica da Secretaria de Estado de Educação afirmou que a pasta estava aguardando a tramitação legal do processo, que já se encontrava na Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), e que em 20 dias a obra de reforma seria iniciada.
Como os 20 dias já passaram e a data estabelecida para a reforma não foi cumprida, a mesma comissão buscou novamente o MPPB, cobrando a prestação do serviço, no entanto a reunião foi adiada para a próxima quarta-feira.
De acordo com o ex-diretor do Caic e atual professor de matemática Manoel Mendes, desde 2009, quando iniciou a gestão, que durou três anos, a escola reivindica melhorias. “E a nossa preocupação maior é para o próximo ano, porque a situação se agrava a cada dia”, declarou.
De acordo com o Diretor Técnico da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Marcelo Cavalcati, foi aberto ontem o processo licitatório para reforma da Escola Estadual Caic Damásio Franca, localizada no bairro de Mangabeira, com investimentos na ordem de R$ 1.783.158,47.
Comentários