VIDA URBANA
CG ainda espera vacinar 51 mil pessoas contra gripe A até quarta-feira
Mais de 51 mil pessoas que pertencem aos grupos prioritários ainda não tomaram a vacina contra a gripe A em CG e só têm até a próxima quarta-feira (2) para se imunizarem contra a doença.
Publicado em 31/05/2010 às 16:14
Da Codecom-CG
Mais de 51 mil pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde ainda não tomaram a vacina contra a gripe A em Campina Grande e só têm até a próxima quarta-feira (2) para se imunizarem contra a doença.
“Como não há previsão de uma nova prorrogação, essas pessoas devem procurar os locais de vacinação até a quarta-feira”, alerta a coordenadora municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Tânia Jerônimo. Segundo ela, apenas as metas estabelecidas para trabalhadores da saúde e crianças entre seis e 23 meses foram superadas no município.
Atualmente, a vacinação está sendo realizada para gestantes, que atingiram até a última sexta-feira, 86,84% da meta total, portadores de doenças crônicas (96,41%), adultos saudáveis entre 20 e 29 anos (69,29%) e adultos saudáveis entre 30 e 39 anos (55,95%). Além destes grupos, crianças entre dois e menores de cinco anos também foram incluídas na campanha, mas de acordo com a coordenadora de Imunização, a procura nesta faixa etária também está sendo pequena.
Até a próxima quarta-feira, as vacinas serão disponibilizadas gratuitamente em todos os locais de vacinação e depois de encerrada a campanha, apenas para as crianças, cujas doses são aplicadas em duas etapas. No caso da vacinação contra a gripe comum para pessoas acima de 60 anos, ela também será aplicada somente até a quarta-feira. Depois que as campanhas forem encerradas, as vacinas serão encontradas apenas em clínicas privadas.
Até a última sexta-feira, 146.869 pessoas tinha sido imunizadas no município contra a gripe A e 25.021 contra a gripe comum, que neste caso atingiu 66% da meta total.
Comentários