icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

CG atinge meta de vacinação contra gripe e amplia campanha para toda a população

Campanha ampliada termina na próxima sexta-feira (9) em todos os postos de saúde da cidade.

Publicado em 06/06/2017 às 7:57

Mais de 90% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foram vacinados na cidade de Campina Grande. A informação é da Secretaria de Saúde do município que ainda revelou que 71.889 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 90,49% do público. Com a meta atingida, a vacinação será aberta para toda a população,seguindo a orientação do Ministério da Saúde

A decisão foi tomada na reunião do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), que aconteceu na segunda-feira (5) em Campina Grande, no Sítio São João. A campanha termina na próxima sexta-feira (9) e os postos passam a ofertar a vacina para qualquer cidadão.

Os trabalhadores em saúde formam o grupo prioritário que mais foi imunizado proporcionalmente. Foram vacinados 99,22% dos profissionais. Os idosos também ultrapassaram a meta, com mais de 98% imunizados. As gestantes e as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias ainda estão distante de atingir os 90%. Apenas 79,75% das grávidas e 83,93% das puérperas (mães que deram à luz recentemente) se vacinaram. As crianças formam o grupo que menos procurou as unidades de saúde para a vacinação. Apenas 71,06% crianças na faixa etária adequada foram imunizadas.

“Enquanto dispormos de estoque de doses, ofertaremos a vacina para todos”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto.

A vacina protege contra três subtipos da gripe, incluindo a H1N1. A única contraindicação é para os alérgicos ao ovo e os efeitos colaterais são sutis, como vermelhidão e uma pequena dor na região da aplicação da injeção. Mesmo quem se vacinou em anos anteriores, precisa se vacinar de novo e as crianças tomam duas doses com um intervalo de 30 dias entre uma e outra.

Vacinação para todos

O governo federal anunciou na sexta-feira (2) a decisão de liberar a vacina contra a gripe para toda a população do país, a partir de segunda-feira. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a medida só vale este ano e enquanto durarem os estoques.

No domingo (4), a Secretaria de Saúde do Estado divulgou uma nota esclarecendo que manteria a vacinação apenas para o público-alvo já definido. A pasta informou que a ampliação da oferta para outros grupos dependeria de análise técnica a ser realizada em consenso com os municípios.

Além de Campina Grande, o município de Bayeux, na Grande João Pessoa, também anunciou a liberação da vacinação para toda a população.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp