VIDA URBANA
Chove em 50 cidades da PB
Tradição católica indica que chuvas no dia de São José são sinais de colheita farta; Aesa registrou chuvas em 50 muinicípiosdo Estado.
Publicado em 20/03/2013 às 6:00
O Dia de São José, celebrado ontem, foi marcado por chuvas em pelo menos 50 municípios da Paraíba. A água que caiu do céu representou o prenúncio de colheita farta, como reza a tradição católica de que, quando chove em Dia de São José, é sinal de boa safra. A Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou os três maiores índices pluviométricos nos municípios de Catolé do Rocha (111,5 mm), Vieirópolis (108,5) e Santa Cruz (87,8 mm).
Outras cidades sertanejas tiveram índices pluviométricos significativos, a exemplo de Pombal (86,3mm), Poço de José de Moura (84 mm), Brejo de Santana (81 mm), Lastro (73,3mm), São Domingos de Pombal (66,5mm) e Belém de Brejo do Cruz (60,8 mm). Nas cidades de Juru, Quixaba e São Mamede foram registrados apenas 10 milímetros de chuva, mas animou os agricultores.
Em Catolé do Rocha, onde foi registrada a maior precipitação, a chuva trouxe a alegria de volta para o povo sertanejo. “A região de Catolé do Rocha vive uma das piores estiagens de todos os tempos, o reservatório que abastece a cidade já está em níveis críticos, 70% do rebanho aqui da região já foi dizimado. As chuvas de ontem trouxeram de volta a alegria e acima de tudo a esperança, principalmente para as pessoas da Zona Rural”, disse Humberto Vital, morador de Catolé do Rocha. Como forma de agradecimento a São José, a população se reuniu em procissão até a Igreja Matriz, onde rezou pelo padroeiro das chuvas.
De acordo com a Aesa, os agricultores podem começar a se planejar para a época de plantio, porque a previsão é que novas precipitações na região sertaneja.
Comentários