VIDA URBANA
Choveu em 78 municípios da Paraíba durante o fim de semana
Em 49 municípios as chuvas perduraram sábado e domingo, como em JP que registrou volume 24% superior ao esperado para o mês.
Publicado em 18/04/2016 às 14:11
O final de semana foi marcado por chuvas em 78 cidades paraibanas, conforme os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Desse total, foi verificado ainda que em 49 municípios as chuvas perduraram durante o sábado (16) e o domingo (17), como foi o caso das cidades de João Pessoa e Cabedelo, que registraram as maiores precipitações.
No caso específico de João Pessoa, o volume de chuvas registrado no fim de semana foi 18% superior ao que historicamente estava sendo esperado para todo o mês de abril. Segundo a Aesa, da última sexta-feira (15) até o último domingo (17) choveu na capital 312,2 mm, enquanto que a média desse mês é de 263,9 milímetros. Até o momento, já foi registrado um volume de 328,7 mm em João Pessoa, o que de acordo com a Aesa é 24% maior do que o esperado para todo o mês de abril.
O segundo maior volume de chuvas foi verificado em Cabedelo, onde choveu 305 milímetros.
A previsão da Aesa para hoje é de nebulosidade variável com chuvas a qualquer hora no Litoral, céu com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora no brejo e Agreste e nebulosidade variável no Cariri, Sertão e Alto Sertão.
Outras cidades com alta pluviosidade no mês são Pedras de Fogo, na Zona da Mata, com 248 milímetros de chuvas no mês; Rio Tinto, no litoral norte, com 217,4 milímetros; e Mamanguape, também no litoral norte, com 196,2 milímetros.
Chuva provoca transtornos e protestos na capital
Vários bairros ficaram sem energia neste fim de semana, como Tambaú, Brisamar, Manaíra e Jardim Luna. Foi registrada ainda a queda de um muro em Mandacaru.
No Centro Histórico, um prédio desabou em decorrência das chuvas na tarde deste domingo (17). Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil da capital, ninguém ficou ferido no incidente.
Na manhã desta segunda-feira, moradores de comunidades ribeirinhas do Rio Paraíba protestaram contra a invasão das águas do rio nas residências. O grupo bloqueou a avenida Tancredo Neves no início da manhã.
Comentários