icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuva de granizo atinge São Domingos do Cariri e ventania destelha casas

Fenômero natural teria ocorrido devido ao choque das temperaturas de uma nebulosidade fria com o calor atmosférico do Cariri. Árvores caíram e casas foram atingidas pelas pedras de gelo.

Publicado em 23/12/2009 às 10:56

Karoline Zilah

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), confirmou que choveu pedras de gelo, ou granizo, no município de São Domingos do Cariri, próximo a Cabaceiras e localizado a cerca de 250km de distância de João Pessoa.

De acordo com a meteorologista Carmem Becker, o fenômeno natural teve início por volta das 15h30 da terça-feira (22) seguido de chuva, durando cerca de 40 minutos. O prefeito José Ferreira da Silva (PSDB) explicou ao Paraíba1 que a chuva de granizo causou destelhamento de duas casas no bairro da Bela Vista.

Segundo Ricardo Lima, funcionário do gabinete da Prefeitura, uma residência teve a estrutura parcialmente comprometida. “Apesar de o granizo ter atingido algumas casas, os moradores ainda não procuraram a Prefeitura para sanar os danos, mas estamos dispostos a ajudar”, comentou.

Segundo o prefeito, não houve grandes prejuízos e os próprios moradores se dispuseram a arcar com as despesas dos pequenos consertos que serão necessários.

O mau tempo também teve uma forte ventania que deixou árvores caídas nas vias da zona urbana. De acordo com a Prefeitura, não há notificação de pessoas feridas. "Como ninguém tinha visto isso nenhuma vez na vida, na hora ficou todo mundo desesperado", disse Ricardo.

O tamanho das pedras de gelo que caíram sobre a região durante a tempestade é variado, segundo informou a Aesa, mas não chegou a medir as dimensões de uma bola de tênis. Para Carmem Becker, os estragos não foram maiores porque a nuvem que passou pela região não tinha um tamanho significante.

“O pessoal ficou assustado porque não é comum. Porém, este fenômeno ocorre pelo menos uma vez por ano na Paraíba”, comentou a meteorologista, segundo a qual houve registro de chuva de pedras de gelo no ano passado no município de Parari, no Cariri Ocidental.

Ela explicou que a chuva de granizo aconteceu devido a uma instabilidade decorrente do choque de temperatura entre a nebulosidade com um ar mais frio que passava pela região e o calor atmosférico do Cariri.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp