icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuva em 113 cidades eleva volume de pelo menos oito açudes paraibanos

Taperoá registrou 138,6 mm, sendo o maior índice. Previsão é de mais chuvas para esta sexta-feira. 

Publicado em 10/04/2015 às 7:00 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:57

Centro e treze municípios paraibanos registraram chuvas entre a última quarta-feira e a madrugada de ontem, principalmente nas regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri. A maior precipitação, 138,6 mm, foi registrada no município de Taperoá, no Cariri.

As precipitações provocaram recargas em açudes. “Ainda estamos analisando os dados, mas já podemos adiantar que tivemos aumento no nível de pelo menos oito reservatórios: Sumé, Gurjão, Catolé, Tavares, São Domingos, Poço Redondo, Namorado e Engenho Arco Verde”, informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

O açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande, também deve receber recarga ainda esta semana porque as chuvas provocaram uma cheia no Rio Taperoá, principalmente em Cabaceiras.

O gerente de monitoramento da Aesa, Alexandre Magno, explicou que, dependendo da região do Cariri em que as chuvas ocorreram, as águas levam de 14h a 18h para iniciar uma recarga no açude de Boqueirão. Apesar disso, na medição realizada no início da tarde de ontem, segundo Alexandre, foi verificada uma recarga mínima. “A situação do açude está estável hoje (ontem). Isso significa que houve uma recarga mínima, que apenas fez a reposição da água que foi retirada nesse intervalo de tempo”, pontuou.

O secretário de administração de Cabaceiras, Marcos Cavalcante, informa que a cheia do Rio Taperoá na cidade ajudará muitos agricultores que trocaram as margens do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, por terras próximas ao manancial e utilizam poços para irrigar suas plantações.

Como as chuvas que atingiram a região do Cariri foram isoladas, em Taperoá, a zona urbana e áreas próximas registraram 138 milímetros, mas as águas ainda não chegaram ao rio que corta a cidade. “Apenas no açude foi acumulada uma quantidade muito reduzida”, explica o secretário de agricultura Francisco Bezerra.

A medição realizada pelo escritório do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) em Boqueirão, às 6h de ontem, no açude Epitácio Pessoa não registrava nenhuma recarga. O manancial possuía 82 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 20,2% de sua capacidade.

MAIS CHUVAS
A previsão da Aesa para hoje é que chuvas isoladas vão continuar atingindo as regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri, principalmente no final da tarde e à noite. Para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral a previsão é que a qualquer momento do dia vão ocorrer chuvas. As temperaturas devem variar entre a mínima de 22°C e 35°C.
A meteorologia Marle Bandeira explica que as chuvas que estão atingindo a Paraíba são o resultado da combinação do forte calor, da umidade e da atuação da zona de convergência intertropical.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp