icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cinco corredores exclusivos após obras

BRTs vão trafegar em faixas por Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o Corredor Central da cidade.

Publicado em 30/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 12:11

O corredor da Área Central englobará os bairros do Centro, Tambiá, Varadouro e Trincheiras. Ele contará com um Terminal de Integração Intermodal para o sistema metropolitano, que será construído ao lado do Terminal Rodoviário, no Varadouro, para integrar as linhas urbanas da capital com as linhas intermunicipais da Grande João Pessoa e ao sistema ferroviário.

Já o corredor de Cruz das Armas terá seu terminal de integração nas proximidades do Viaduto de Oitizeiro. Será feita a duplicação da avenida no trecho pertencente ao bairro Oitizeiro, transformando-a em pista dupla com canteiro central. No corredor Pedro II, o terminal de integração construído pela Prefeitura servirá de convergência das linhas quando saem dos bairros, nas proximidades da Cehap; contará com estações de parada de ônibus e de faixa exclusiva ao longo das Avenidas Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo M. Brandão. Serão efetuados investimentos em vias paralelas para a circulação mista de veículos.

No corredor Epitácio Pessoa será feita a implantação de uma faixa exclusiva e prioritária para o transporte público junto ao canteiro central, e serão destinadas duas faixas para o tráfego misto. A faixa junto ao canteiro central será exclusiva para ônibus e existirão também linhas expressas.

Para o corredor 2 de Fevereiro, haverá a construção de um viaduto na interseção da BR-230 com a Rua Valdemar Naziazeno, interligando os bairros Cristo Redentor e Ernesto Geisel, além da construção de um terminal de integração nas imediações do Estádio Almeidão e investimentos nas vias que compõem o corredor para melhorar a velocidade do ônibus.

PROJETO TERMINAIS SERÀ FINALIZADO

Além dos corredores exclusivos para BRTs, a Prefeitura deverá construir os terminais de integração de Oitizeiro, Mangabeira, Cristo Redentor e Metropolitano. O secretário de Planejamento de João Pessoa, Rômulo Polari, disse, entretanto, que a instalação desses equipamentos não deve ser iniciada imediatamente. “Ainda estamos finalizando o projeto, pois em alguns casos, como o de Mangabeira, por exemplo, só agora conseguimos o terreno”, justificou o secretário.

O procurador-geral do Município, Adelmar Azevedo Régis, explicou que a demora decorre da burocracia em todo o trâmite processual. “Demoramos para conseguir aprovar o pré-projeto e depois dele pronto demoramos porque duas licitações foram desertas. Agora estamos com o processo licitatório aberto por mais 45 dias. Acreditamos que passada essa fase consigamos dar continuidade para que o projeto saia”, afirmou Adelmar Azevedo Régis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp