VIDA URBANA
Com obras avançadas, trânsito na Lagoa muda definitivamente no dia 23
Anel interno será interditado; ônibus passarão a circular por plataformas cujas obras estão em fase de finalização.
Publicado em 13/01/2016 às 7:18
O anel interno do Parque Solon de Lucena, a Lagoa, em João Pessoa, será interditado a partir do próximo dia 23. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), esta será a terceira e última interdição do anel interno. O fluxo que antes circulava nesse espaço será transferido para duas plataformas, que servirão como corredores para a passagem dos ônibus.
“A Semob vai interditar definitivamente, do dia 23 para o dia 24, o anel interno da Lagoa, e o fluxo que antes era desse local irá para duas plataformas”, comentou Carlos Batinga, superintendente da Semob.
Ainda conforme o superintendente da Semob, a construção das plataformas já está em fase de finalização e aguarda a implantação de abrigos e de quatro pontos de ônibus, que vão ser distribuídos nas plataformas, dois em cada corredor.
“Nas plataformas vão apenas circular os ônibus" explicou Batinga . Acrescentando que as plataformas começam a ser totalmente bloqueadas para a passagem de outros tipos de veículos desde a avenida Getúlio Vargas, onde circulará apenas ônibus. "Já a avenida Almirante Barroso se dividirá em dois corredores, com duas áreas”, frisou Carlos Batinga.
Segundo Carlos Batinga, os ônibus que vão para o corredor da avenida Pedro II e os que não vão descer para o Varadouro serão divididos nas plataformas para facilitar a vida dos usuários.
“A medida é definitiva, porque a partir desse momento as obras do parque da Lagoa entrarão em fase de conclusão e o espaço, como prevê o projeto, será destinado apenas ao passeio público e não mais para circulação de veículos”, garantiu.
Durante a mudança e interdição do trecho, não haverá grandes transtornos, de acordo com a Semob. “No caso do anel interno, já era uma faixa de veículos, e no anel externo teremos duas faixas para veículos, desde a Getúlio Vargas. Acredito que vai até facilitar, porque inclusive atualmente existem estacionamentos nesse trecho e com a alteração a circulação de veículos tende a melhorar”, comentou.
PROJETO
As obras de reestruturação da Lagoa foram divididas em duas etapas. A primeira fase da obra está 90% executada. O desassoreamento, processo que consistiu na retirada de resíduos sólidos alojados no fundo, dando ao reservatório uma profundidade de 3,50 metros em média. Um anel sanitário também foi executado para interceptar possíveis lançamentos de esgotos clandestinos. Com isso, a Lagoa passou a receber apenas água das chuvas. A construção de um túnel que tem por finalidade acabar com os alagamentos que aconteciam naquela região. O túnel tem cerca de 640 metros e está mais de 95% concluído. Além de um muro de contenção em torno da Lagoa, que aumentará a resistência contra as águas das chuvas. O plano de urbanização do Parque Solon de Lucena faz parte da segunda etapa do projeto, na qual a Lagoa será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes.
Comentários