icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Começam preparativos para Romaria da Penha

Hasteamento da bandeira da comunidade da  Penha e missa marcam abertura da programação da festa profana.

Publicado em 22/11/2012 às 6:00


A montagem de palco e de barracas, podas de árvores e fixação de bandeirolas são alguns dos preparativos já iniciados para a 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, que acontece neste sábado. Ontem, durante o tríduo (três dias de celebrações) que antecede a caminhada foi realizado o hasteamento da bandeira da comunidade da Penha e a celebração da missa. Após a cerimônia religiosa houve a abertura da programação da festa profana.

A comerciante Joana Oliveira possui uma barraca na praça da Penha e disse que está com boas expectativas para o evento, pois aproveita a época para ganhar um dinheiro extra. “Vou abrir todos os dias, mas para o dia da romaria já aumentei o número de funcionários, pois o movimento aumenta bastante e ficamos aberto a noite toda, do sábado para o domingo, para garantir o extra”, afirmou.

Já a dona de casa Ana Cláudia, 17 anos, irá trabalhar na equipe de apoio da romaria, mas enquanto não chega o dia vai aproveitar para participar das celebrações, bem como das festas que acontecem durante a noite. “Eu participo das ações da igreja, mas também vou aproveitar a movimentação à noite, na praça, para me divertir um pouco”, disse.

Apesar da festa profana, o padre Luciano Freitas, um dos organizadores da tradicional Romaria da Penha, fez um apelo para os ambulantes e a população em geral para que não comercializem nem consumam bebida alcoólica durante a caminhada do sábado. “Quem vai para uma procissão religiosa não vai intencionado em beber, ao contrário, vai para rezar, pensar nos seus atos e em Deus, de modo que a bebida alcoólica não combina com essa realidade”, afirmou.

O padre Luciano Freitas explicou ainda que durante o tríduo (três dias de oração) que acontece até amanhã, serão realizadas missas diárias às 19h30, onde cada uma seguirá um tema. O objetivo é fazer com que a concentração da festa da padroeira não se limite apenas à romaria ou às festividades profanas, para que todos possam se preparar para a caminhada de 14 quilômetros prevista para começar a partir das 22h do sábado. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp