VIDA URBANA
Companhia de Recursos Minerais tem novo diretor
Engenheiro de Minas Marcelo Falcão assumiu o lugar de Geraldo Nóbrega; ações no setor foram ressaltadas durante a solenidade.
Publicado em 23/10/2012 às 6:00
Mais de cinco mil garimpeiros estão sendo orientados pelo Governo do Estado, em parceria como o Sebrae e a UFCG, a transformarem o seu trabalho em um processo legal e eficiente.
A informação foi repassada pelo secretário de Estado e Turismo do Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, durante a solenidade de posse do novo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), o engenheiro de Minas Marcelo Falcão, que assume o lugar do também engenheiro Geraldo Nóbrega.
Na solenidade de posse, Falcão ressaltou que as ações no setor estão acontecendo em um processo gradativo. Segundo ele, hoje apenas sete cooperativas estão formadas no setor de mineração, todas localizadas no Seridó paraibano, em cidades como Junco do Seridó, Várzea, Pedra Lavrada e Nova Palmeira, com cerca de 550 pessoas, que ainda representam somente 10% do número total de trabalhadores da área.
“Esse convênio com o Sebrae, UFCG e outras entidades tem o intuito justamente de chegar até o trabalhador e mostrar como o processo deve funcionar de maneira regular, sem risco para sua saúde e para o meio ambiente. Nós precisamos colocar na mente dessas pessoas os benefícios que o serviço realizado de maneira correta pode trazer, mas para isso precisamos da aceitação dessas comunidades, o que ainda é um pouco difícil e torna o processo um pouco lento”, comentou.
Dentro das ações de responsabilidade da companhia, o diretor-presidente contou que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, ainda pretende implantar, no próximo ano, entre 200 e 300 poços em localidades assoladas pela seca.
Comentários