VIDA URBANA
Confira o que vai mudar na programação da TV com o horário de verão
Grade das TVs Cabo Branco e Paraíba vai sofrer pequenas mudanças, a começar pela programação dominical
Publicado em 17/10/2015 às 8:00
Os telespectadores das TVs Cabo Branco e Paraíba devem ficar atentos. Com o início do horário de verão neste domingo, a grade das emissoras vai sofrer pequenas mudanças. A começar pela programação dominical, que será inteiramente antecipada em uma hora.
De segunda-feira a sábado, os programas locais seguem em seus horários normais: o Bom Dia Paraíba, às 6h; JPB 1ª Edição, às 12h; e o JPB 2ª Edição, às 19h15. A única alteração acontece à noite: após o JPB 2ª Edição, em vez de 'I Love Paraisópolis', virá o Jornal Nacional.
A troca acontecerá para que o telejornal da Rede Globo seja transmitido ao vivo. O noticiário terá início às 19h30, estendendo-se até 20h20, quando começará a novela. Depois dela, a programação continuará com 'A Regra do Jogo'.
No entanto, nas noites de quarta-feira, a grade vai ser encurtada para que as partidas de futebol sejam veiculadas ao vivo, a partir das 21h15. Sendo assim, após o JPB 2ª Edição, entrará o Jornal Nacional, às 19h30; seguido por 'I Love Paraisópolis', às 20h; e 'A Regra do Jogo', às 20h20.
SERVIÇOS
Embora a Paraíba não esteja na lista do horário de verão, quem mora no Estado e necessitar de alguns serviços, como atendimento bancário e viagens aéreas, terão que ficar atentos às mudanças. O principal objetivo da mudança é a redução no consumo de energia elétrica nos horários de maior demanda.
Para quem vai sair da Paraíba para um dos estados participantes do horário de verão é preciso adiantar o relógio em uma hora ao chegar ao destino. Contudo, o horário de partida dos voos que saem dos aeroportos Castro Pinto, em João Pessoa, ou João Suassuna, em Campina Grande, permanecem sem alterações, segundo informações da Infraero. A empresa recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas. Já os bancos devem ter o horário de funcionamento alterado, quando a greve for encerrada. Como de costume, as agências devem abrir a partir das 9h e o expediente será encerrado às 15h.
REDUÇÃO
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão. Conforme o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5%. Isso poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, quando o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico. (Colaborou Katiana Ramos)
Comentários