VIDA URBANA
Conselheiros são empossados em CG
Função dos conselhos é fiscalizar órgãos públicos e participar da elaboração de políticas públicas e combater maus tratos.
Publicado em 04/10/2012 às 6:00
Tomaram posse ontem, no Palácio do Bispo em Campina Grande, 28 conselheiros do Idoso e dos Portadores de Necessidades Especiais. A função dos conselhos é fiscalizar órgãos públicos e participar da elaboração de políticas públicas, instrumentos na garantia dos direitos. Os conselheiros informaram que tentam combater principalmente a violência sofrida contra os maiores de 60 anos e deficientes, a maioria vítima da própria família.
O presidente do Conselho do Idoso em Campina Grande, Eraldo Moura, informou que os idosos ainda sofrem muitas agressões físicas e psicológicas, principalmente ocasionada pela família, que muitas vezes também é responsável por apropriar-se indevidamente de seus benefícios e ainda os mantendo em cárcere privado. “Os próprios idosos estão reconhecendo mais seus direitos e denunciam os abusos”, contou.
Conforme a presidente do Conselho dos Portadores de Necessidades Especiais, Maria da Paz dos Santos, o conselho recebe diariamente cerca de dez denúncias, a maioria motivada por maus tratos. “Não são somente os deficientes, mas os idosos também fazem a denúncia através do disque 100. Nós trabalhamos junto com o Ministério Público (MP) e secretarias municipais na busca de soluções para esses conflitos”, contou.
Segundo ela, as denúncias se estendem além da violência física, chegando a relatos de preconceito. Conforme a presidente, o conselho está iniciando um trabalho em conjunto com o MP para fiscalizar a estrutura dos prédios onde funcionam órgãos públicos, em busca de identificar os pontos inacessíveis à locomoção dos deficientes.
Comentários