VIDA URBANA
Constantes ataques de abelhas na PB ganham repercussão nacional
Só em maio foram registrados três ataques dos insetos na Paraíba. Em um deles três pessoas morreram. Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu reportagem nesta quarta-feira (18).
Publicado em 18/05/2011 às 10:47
Da Redação
Com G1
Em maio foram registrados três ataques de abelhas na Paraíba e os casos ganharam repercussão nacional na edição, desta quarta-feira (18), do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Em um dos casos três pessoas morreram. Em outros dois casos, motoristas e músicos foram atacados por enxames em João Pessoa.
Assista a matéria do Bom Dia Brasil
Um dos ataques ocorreu em uma rodovia no Sertão após um acidente envolvendo uma moto e um carro. A colisão fez a moto ser jogada para fora da pista, segundo a polícia, onde havia um enxame. Três pessoas que estavam na moto, entre eles uma criança de 3 anos e uma adolescente de 14 anos, foram mortas pelas abelhas.
Bombeiros e policiais que participaram da ação também foram atacados pelas abelhas e precisaram de atendimento médico. “Como se tratava de um caso de vida ou morte, mesmo sem equipamentos, nós nos doamos para fazer o resgate imediato”, disse no hospital o policial militar Adailson Alves.
Em João Pessoa, abelhas escondidas em uma caixa de som atacaram músicos de uma banda durante uma festa. No mesmo dia, um carro atingiu o muro de uma casa, ativando um enxame. O motorista levou várias ferroadas, mas conseguiu fugir correndo.
Segundo o apicultor Edvaldo Ferreira, as abelhas atacaram porque se sentiram ameaçadas. “Vibrações, pisar forte, falar alto, cheiros, perfumes, e até a coloração de uma roupa incomodam demais as abelhas”, diz ele. O especialista recomenda não fazer gestos ou tentar afastar o enxame, mas se afastar do local, correndo em zigue-zague.
Comentários