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VIDA URBANA

Consulta de celulares pré-pagos por CPF já está disponível na Paraíba

Os usuários poderão conferir os aparelhos cadastrados em seu CPF.

Publicado em 15/01/2020 às 11:26 | Atualizado em 15/01/2020 às 16:51


                                        
                                            Consulta de celulares pré-pagos por CPF já está disponível na Paraíba
Acesso internet celular. Marcello Casal Jr/Agência Brasil

				
					Consulta de celulares pré-pagos por CPF já está disponível na Paraíba
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil. Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O portal do Cadastro Nacional da Telefonia Pré-paga, chamado Cadastro Pré disponibilizou nesta quarta-feira (15) as informações para os moradores da Paraíba e demais estados das regiões Nordeste e Centro-Oeste sobre a existência de linhas pré-pagas cadastradas em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), em cada uma das prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.

As informações dos residentes nos estados do Norte já foram publicadas no portal no dia 6 de janeiro. Já as Unidades da Federação do Sul e do Sudeste têm sua inclusão prevista para o dia 22 deste mês.

O cadastro nacional foi criado pela Anatel em parceria com as operadoras de telecomunicações para atualizar as informações dos clientes e evitar fraudes. Participam do cadastro as empresas Claro, Oi, Tim, Vivo, Sercomtel e Algar.

Os usuários poderão conferir os aparelhos cadastrados em seu CPF. Assim, é possível identificar, por exemplo, se há algum dispositivo que a pessoa não adquiriu, encontrando fraudes com o uso de dados pessoais. O serviço, contudo, não mostra as linhas pós-pagas que possam ter sido ativadas com os dados cadastrais de uma pessoa.

Caso um usuário descubra uma linha fraudulenta em seu nome, deve fazer a solicitação a sua operadora. As companhias têm até 24 horas para encaminhar o pedido se ele for feito por um atendente ou 48h se tiver sido realizado por algum canal sem participação humana, como sites.

Recadastramento

Ao longo do ano passado, o Anatel e as operadoras promoveram uma campanha para o recadastramento dos usuários de seus serviços. Foi estabelecido um cronograma com metas para determinados estados. O recadastramento foi concluídoem novembro.

Imagem

Angélica Nunes

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