VIDA URBANA
Creas garante assistência no interior
Paraíba tem 92 Centros de Referência Especializada em Assistência Social.
Publicado em 18/03/2012 às 8:00
Um serviço pouco divulgado, mas que garante assistência em cidades do interior do Estado às pessoas que têm direitos violados são os Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, a Paraíba conta com 92 Creas, sendo 20 regionais e 72 municipalizados. De acordo com a coordenadora geral dos Creas, Madalena Dias, o número atende à demanda dos municípios de todas as regiões do Estado. Durante o ano passado os Creas atenderam 3.443 mulheres no Estado.
“Os pólos regionais além de atender o município em que estão sediados, atendem a quatro municípios vinculados e ainda a municípios referenciados. Nenhuma mulher que foi vítima de violência irá ficar sem assistência, porque mesmo se o município em que ela mora não possuir um Creas, a cidade estará vinculada ou referenciada por um Creas que fará todo o acompanhamento necessário”, explicou Madalena Dias. Quem necessitar de acompanhamento após sofrer violação de direitos, pode procurar o Conselho Tutelar ou ir diretamente ao Creas.
Os municípios vinculados recebem a equipe técnica do Creas um dia por semana. Já os municípios referenciados são visitados a partir da emersão da demanda, após convocação do município para que o Creas possa intervir.
Creas
Algoinha, Areia, Cacimba de Dentro, São José de Piranhas, São José dos Cordeiros, Riacho dos Cavalos, Barra de São Miguel, Araçagi, Ibiara, Olho D'agua, Lagoa Seca, Lucena, Tavares, Camalaú, Salgado de São Félix, Barra de Santa Rosa, Malta, Várzea, Santa Cruz, Triunfo.
Comentários