VIDA URBANA
João Pessoa tem em 24 horas 15% da chuva esperada para o mês; Defesa Civil está em estado de alerta
Defesa Civil de Cabedelo também estão em estado de alerta por causa das chuvas.
Publicado em 11/04/2018 às 12:29 | Atualizado em 11/04/2018 às 16:54
As cidades de João Pessoa e Cabedelo estão em estado de alerta, a partir desta quarta-feira (11), para evitar transtornos durante o período de chuva. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a chuva registrada na capital entre as 7h da terça-feira (10) e 7h desta quarta-feira (11) somaram 41,2 milímetros, o que representa 15% de todas a chuva esperada para o mês na cidade. Apesar disso, a Defesa Civil não registrou nenhum transtorno. Já em Cabedelo não houve registro de chuvas no período.
De acordo com a Defesa Civil da Capital, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta moderado em relação as chuvas nos próximos dias, em João Pessoa. Já no município portuário, foram intensificadas as ações do plano de Contingência e prevenção a Desastres Naturais.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, apesar do alerta recebido pela Cemaden ter sido moderado, é o suficiente para deixar a gestão em alerta. "Esperamos um gande volume de chuvas nos próximos dias e estamos de prontidão para atender toda população", diz. Em caso de ocorrência na Capital, a população deve acionar a Defesa Civil através do número 0800 285 9020.
A equipe da Defesa Civil de Cabedelo também está adotando medidas e ações de prevenção para evitar alagamentos e transtornos durante este período, principalmente nos pontos mais críticos da cidade, onde há maior iminência de transtornos. “São serviços de desobstrução e recuperação de galerias e drenagem de águas pluviais. Também estamos finalizando a desobstrução do maior canal a céu aberto do município, em uma das margens da linha férrea, entre as comunidades de Portal e Recanto do Poço, Camboinha I, II e III e Jardim Manguinhos.
Em parceria com a Defesa Civil de João Pessoa, estamos trabalhando na dragagem e na recuperação da calha do afluente do Rio Jaguaribe, entre os bairros de Jardim Alfa, Beta, Gama e Intermares, até à divisa à beira-mar”, afirmou o coordenador da Defesa Civil do município, Fernando Macedo.
Em casos de emergência e solicitações, a Defesa Civil de Cabedelo disponibiliza os telefones (83) 3228-1773 e o 199.
Comentários