icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Deputado quer "Disque Gripe" e CG registra mais uma suspeita

Romero Rodrigues surgeriu a implantação de mais uma linha para atender às dúvidas da população. Em CG, uma mulher deu entrada no Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Publicado em 30/07/2009 às 7:39

Karoline Zilah

Durante a sessão ordinária da quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB) sugeriu a implantação de um serviço telefônico 0800 para que a população possa tirar dúvidas sobre a Gripe A. A novidade, no entanto, poderia somar-se e ampliar o atendimento de uma linha já disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“O serviço vai permitir que o cidadão possa tirar suas dúvidas, evitando assim uma maior contaminação deste mal que fez vitimas em todo o mundo”, pontuou Romero. O número já existente é o 0800-281-0023, uma espécie de “Disque Gripe” que, na verdade, vem sofrendo com os trotes constantes, segundo denúncia feita pela gerente de Respostas Rápidas da SES, Diana Pinto.

4ª suspeita em CG

Da quarta para esta quinta-feira (30), surgiram mais três casos suspeitos da doença, sendo dois em João Pessoa e um Campina Grande. Na Capital, foi internada uma professora universitária de 31 anos, que apresentou um quadro gripal (com febre, calafrio, dispnéia, artralgia, mialgia e coriza) e sofre de infecção pulmonar.

Outra suspeita é uma dona-de-casa de 39 anos que não teve contato com casos suspeitos de gripe A, mas está recebendo a assistência médica conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) porque tem uma cardiopatia e uma doença metabólica crônicas. Ambas estão no isolamento do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Já a paciente de Campina Grande teria retornado de uma viagem ao mesmo congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, de onde veio o paraibano que se tornou a primeira vítima fatal da nova gripe no Nordeste. Ela está internada no Hospital Universitário Alcides Carneiro e é o 4º caso suspeito da cidade. A equipe médica está aguardando os primeiros resultados dos exames para verificar se a paciente vai precisar ser medicada com Tamiflu.

Também está sendo investigado o caso de uma estudante de 19 anos que retornou de Brasília para João Pessoa e sofre de asma. Já o surfista de 31 anos que tem imunodepressão e estava em observação no HU da Capital conseguiu driblar a segurança e fugir do hospital.

Saldo

No total, a Secretaria de Saúde do Estado notificou 30 casos da nova gripe na Paraíba, sendo sete confirmados (entre eles, uma morte), cinco em monitoramento e 18 descartados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp