VIDA URBANA
Desfile em JP terá mais de 7 mil participantes
Concentração dos participantes ocorrerá nas imediações do Colégio Lyceu Paraibano; previsão da Polícia Militar é que o evento atraia 30 mil pessoas.
Publicado em 07/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:07
Mais de 7 mil pessoas vão participar do desfile cívico-militar alusivo ao 7 de Setembro, que ocorrerá na manhã de hoje na Avenida Duarte da Silveira, no Centro de João Pessoa. A montagem das arquibancadas e do palco foi concluída ontem. A maior parte dos participantes será de estudantes. Vinte e seis escolas municipais, estaduais e privadas vão levar para a via cerca de 3.900 alunos. A previsão da Polícia Militar (PM) é que o evento atraia um público de 30 mil pessoas.
A concentração dos participantes ocorrerá a partir das 8h, nas imediações do Colégio Lyceu Paraibano. Alunos e funcionários de entidades e instituições públicas e privadas serão os primeiros a ocupar a avenida. Eles serão seguidos por tropas do Exército Brasileiro que percorrerão a via a pé a bordo de 36 veículos de guerra.
Tanques blindados de combate chamados de “urutu” e "cascavel” que foram usados em missões no Haiti serão apresentados à população. Por último, a Duarte da Silveira será ocupada por bombeiros e policiais militares e civis.
Segundo o comandante do Grupamento de Engenharia de João Pessoa, general Carlos Alberto Marciel Teixeira, cerca de 1.200 militares do Exército serão empregados no evento. Ele explica que o dia 7 de Setembro representa uma conquista da população. Para ele, os pais devem incentivar a presença de crianças no desfile. “Essa data mostra que o Brasil pôde escolher o próprio destino. É fundamental que, desde cedo, as crianças participem de eventos como esses, para formar a sua consciência cidadã”, afirmou
Além do Exército Brasileiro, outra instituição que levará quantidade elevada de participantes para o desfile será a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Cerca de mil usuários do local vão percorrer a avenida.
A programação ainda terá a presença de outras instituições públicas, a exemplo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran/PB), do Hemocentro, do Hospital Edson Ramalho e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).
Das 26 escolas que vão participar do evento, nove são estaduais. Segundo a gerente da 1ª Gerência de Educação da Secretaria de Educação do Estado (SEE), Wleika Aragão, os alunos irão levar para a avenida o resultado de trabalhos escolares realizados no primeiro semestre. “Temas como direitos humanos, mais educação e prática de esportes serão destaques”, disse.
Já o representante da Secretaria de Educação de João Pessoa, Júlio César Ruffo, disse que os estudantes vão apresentar 26 bandas musicais na Duarte da Silveira.
RUAS SERÃO INETRDITADAS ATÉ MEIO-DIA
Para garantir o acesso das pessoas que vão participar e assistir ao desfile, a Semob fez alterações no tráfego de algumas vias do Centro. Cento e trinta agentes vão trabalhar na fiscalização. As equipes ficarão a pé e a bordo de motocicletas e de viaturas, nos pontos em que houve modificação no trânsito.
Entre 6h até meio-dia de hoje, o acesso de veículos ficará proibido na área que compreende o Mercado Central até a Praça da Independência. O local será usado para a reunião de pessoas e de veículos que participarão do desfile.
Por causa desse bloqueio, a rota dos ônibus será mudada e vai atingir principalmente as linhas que transitam pelos corredores viários Cruz das Armas, Pedro II, Beira Rio e Epitácio Pessoa. Os veículos que saem dos bairros e percorrem as avenidas Cruz das Armas e 2 de Fevereiro para chegarem ao Centro, por exemplo, não seguirão até o Mercado Central, como de costume. Das 5h até o meio-dia de hoje, elas farão um desvio na avenida João Machado, passando pela Praça da Pedra e rua Maciel Pinheiro, de onde chegarão ao Terminal de Integração.
Todos os coletivos que circulam no sentido bairro-centro até o Terminal de Integração do Varadouro vão passar pelo anel externo do Parque Sólon de Lucena (Lagoa). Os estudantes irão desembarcar dos ônibus na rua Diogo Velho.
Já as entidades de classe descerão dos veículos na avenida Pedro II e seguirão a pé até a avenida Princesa Isabel, onde irão se concentrar. As tropas federais vão se reunir na rua Camilo de Holanda, enquanto que bombeiros, policiais militares e civis ficarão na avenida Getúlio Vargas.
Não será permitido o estacionamento de veículos particulares nas áreas interditadas. Cerca de 800 policiais militares irão participar do desfile cívico.
Além do efetivo na avenida, a corporação vai empregar servidores na segurança do evento. Segundo o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Adielson Araújo, 280 homens farão rondas ao longo da manhã de hoje nas áreas movimentadas do Centro. Ainda de acordo com o oficial, o policiamento nos demais bairros da cidade não será prejudicado. Ele explicou que o efetivo empregado no desfile vai realizar um trabalho extra.
Comentários