VIDA URBANA
Desperdício de água chega a 39,8% na PB
Ligações clandestinas e tubulação antiga estão entre as causas principais do desperdício, segundo dados da Cagepa.
Publicado em 05/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:06
Um levantamento do volume de água desperdiçada, divulgado pela Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) aponta um problema na gestão das águas do Estado. Segundo dados apresentados em uma reunião promovida pelo Ministério da Integração Nacional, em Fortaleza, esta semana, a Cagepa revelou que a Paraíba tem 39,8%, em média, de água perdida.
Dentre as causas para esse desperdício de água, apontadas pela Cagepa, estão as instalações antigas das tubulações que provocam constantes vazamentos, a submedição dos hidrômetros, o grande número de ligações clandestinas e a falta de recursos para a substituição dos equipamentos de medição e distribuição. De acordo com o engenheiro Ricardo Benevides, assessor de Planejamento e Gestão da Cagepa, há uma diferença entre o volume de água produzido, consumido e faturado.
“A Cagepa produz cerca de 240 milhões de metros cúbicos por ano, mas a Paraíba consome algo em torno de 160 milhões. Esses 80 milhões de metros cúbicos acabam sendo um número elevado de perda de água por todos esses fatores", explicou o especialista. Para começar a mudar esse cenário, o engenheiro afirmou que nos últimos dois anos já foram substituídos mais de 220 mil hidrômetros e a perspectiva é que mais 200 mil sejam trocados nos próximos dois anos.
Comentários