icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Detran vai fiscalizar emissão de poluentes

Fiscalização tem o objetivo de combater a poluição atmosférica de veículos movidos a diesel.

Publicado em 15/08/2014 às 6:00

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciará fiscalização de combate à poluição atmosférica produzida por veículos pesados de combustão a diesel, ou seja, os ônibus, caminhões, ou veículos de cargas, que transitam nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

O Detran determinou um prazo de 60 dias para iniciar a ação. Além dos critérios de segurança já verificados durante as vistorias, o órgão irá acrescentar o procedimento de medição da emissão de gases poluentes, nas fiscalizações que acontecem anualmente. A decisão foi tomada durante audiência promovida pela Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em Campina Grande, no último dia 12.

Segundo o superintendente do Departamento de Trânsito, Rodrigo Carvalho, o órgão já fez a aquisição de 20 opacímetros, que são os aparelhos utilizados para medir a quantidade de fumaça emitida pelos motores dos veículos a diesel e que podem avaliar a quantidade de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxido de nitrogênio (NO).

Carvalho destacou ainda que os aparelhos já são utilizados em outros centros urbanos. “Inclusive, antes de nos reunirmos com o Ministério Público, já tínhamos adquirido 20 opacímetros para inseri-los nos procedimentos de vistorias. Esses aparelhos são utilizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, acredito que, no Nordeste, seremos o primeiro órgão a fazer uso desses aparelhos e a implantarmos esse trabalho de combate à poluição”, ratificou.

De acordo com Rodrigo Carvalho, o prazo de 60 dias foi estabelecido porque os servidores do Detran passarão por treinamento para aprenderem a manusear os aparelhos.

“Precisamos capacitar os funcionários para que toda a parte técnica seja introduzida nos procedimentos que já são realizados. Por isso, estabelecemos esse prazo de 60 dias, mas depois dessa etapa, iremos iniciar os trabalhos de fiscalização de combate à poluição atmosférica”, ratificou o superintendente do Detran.

O superintendente do Detran ressalta ainda a importância da fiscalização de gases poluentes nos veículos pesados que trafegam pelo perímetro urbano das duas maiores cidades da Paraíba. “É uma medida importantíssima. O Detran da Paraíba é um dos poucos órgãos a implementar esse tipo de controle de emissão da fumaça que é produzida pelos veículos pesados, que por falta de manutenção acabam poluindo o meio ambiente. Faz-se necessário diminuir, mesmo que gradualmente, os níveis irregulares de poluentes. A medida vem justamente para retirar das ruas os veículos que estiverem irregulares nesse sentido”, alertou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp